O estudante de jornalismo da PUC de Campinas, Gustavo Petta, de 24 anos, foi reeleito para a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta segunda-feira (4), e continuará à frente da entidade por mais dois anos. É a primeira vez, em 68 anos de história, que a UNE reelege seu presidente.
Antes da votação, Petta afirmara que pretendia manter a estratégia adotada no último mandato, a qual definiu como "um apoio crítico ao governo do presidente Lula". Ele garantiu que lutará pela reforma universitária, mas ressaltou que é "contrário à política macroeconômica do governo".
Nessa eleição, realizada na cidade de Goiânia, com a participação de 12 chapas, foi registrada a inscrição de 4.603 delegados com direito a voto. Petta é filiado à União da Juventude Socialista e havia sido eleito presidente pela primeira vez em julho de 2003.
Ele concorreu com Maurício Piccin (estudante de Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria e integrante do grupo Reconquistar) e Antônio David (estudante de filosofia na Universidade de São Paulo e componente da aliança Contraponto).
As eleições anuais para a presidência da UNE foram realizadas no encerramento do 49° Congresso da entidade - encontro conhecido como Conune.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast