Começa neste domingo (16) e vai até terça-feira (18) o vestibular 2005 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mais de 35 mil candidatos se inscreveram para disputar as 3.010 vagas que a instituição oferece em 41 cursos de graduação. Ano passado 36.756 pessoas fizeram o vestibular da instituição. Em virtude do atraso dos bancos em enviar os comprovantes de pagamento do preço público de inscrição, o número de candidatos ainda pode aumentar.
O curso mais concorrido continua sendo o de Medicina, com 5.594 inscritos para 80 vagas, uma relação de 82,26 candidatos por vaga. As provas serão realizadas em 42 locais diferentes, em Londrina, Cambé e Ibiporã, no Norte do estado.
No domingo, os vestibulandos vão responder as provas de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Na segunda-feira, é a vez das provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa (20 questões), Língua Estrangeira (10 questões) e Redação. E, no último dia de vestibular, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos. Para essa etapa, cada curso de graduação escolheu duas disciplinas, entre Artes, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literaturas Brasileira e Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Serão 20 questões de cada disciplina.
Nos três dias de vestibular, as provas começam às 14 horas, mas a recomendação é que os candidatos cheguem nos locais às 13 horas. A partir das 13h30 será permitido entrar nas salas. Neste ano, o candidato deve obrigatoriamente entregar ao fiscal de sua sala o Cartão Informativo contendo uma foto 3x4 datada de 2004 ou 2005 e a original e a cópia da Carteira de Identidade. Sem esses documentos não será permitido o ingresso do candidato nas salas de provas. Em caso de perda do comprovante, basta retirar uma outra via pela internet, acessando o site www.cops.uel.br.
É necessário levar caneta de tinta preta, lápis e borracha. Não é permitido aos candidatos entrar alimentos na sala de provas, como por exemplo chocolates, bolachas, balas, etc. Será permitido apenas garrafas de água, porém será necessário retirar o rótulo da garrafa. Também está proibida a utilização de telefones celulares.
No dia 19 o vestibular da UEL continua para quem tenta uma vaga nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design Gráfico, Educação Artística e Música. Esses candidatos fazem as provas de Habilidade Específica. Serão duas etapas: a primeira acontece das 8 às 11 horas e a segunda das 14 às 18 horas. O resultado deve ser divulgado até o dia 23 de fevereiro.
Sistema de Cotas
Pela primeira vez a UEL adotou um sistema de cotas no vestibular. Serão reservadas até 40% das vagas para estudantes que cursaram da 5ª série do Ensino Fundamental à última série do Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas. Metade das vagas são somente para negros. Do total de inscritos, 12.084 candidatos vão concorrer pelo sistema de cotas. Desses, 2.193 se declararam negros.
Outra mudança foi que a nota de corte para a prova de Conhecimentos Gerais - índice mínimo de acertos - dobrou de 15 para 30%. Também houve alteração na nota mínima da Prova de Redação, que passou de 1 para 2.
Segurança
Serão mobilizadas 3.400 pessoas dessas 2.800 são fiscais - para preservar a segurança e a fluidez do trânsito no vestibular da UEL. O esquema conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Transportes Coletivos Grande Londrina, Francovig e servidores da divisão de Segurança da Prefeitura do Câmpus.
Bancas especiais
Neste vestibular, 24 candidatos receberão atendimento especial. São pessoas com problemas físicos temporários ou não, deficientes auditivos e visuais, além de mães em período de amamentação. Não houve pedido de provas em braile, apenas ampliadas para atender aos candidatos com deficiência visual. Haverá também interpretação da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para os candidatos com deficiência auditiva.