O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (3) a destinação de parte das 3.059 vagas para professores temporários neste ano em universidades federais anunciadas no dia 31 de janeiro. De acordo com portaria normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU), já foram distribuídas 2823 vagas em 52 universidades. A distribuição das outras 236 vagas será publicada na próxima semana.
A Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) recebeu o maior número de vagas no Paraná, podendo contratar 125 professores temporários com início das atividades em abril, 65 para docentes com carga horária de 40 horas e 60 para 20 horas. Já a Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá 5 vagas para professores temporários com carga horário de 40 horas a partir de março.
Os professores serão contratados por um prazo de seis meses. Como as vagas são temporárias e com duração determinada, os profissionais serão selecionados, segundo a portaria, por meio de processo seletivo simplificado conforme está previsto na Lei nº 8.745, de 1993. O MEC prevê ainda que possam ser chamados profissionais "previamente selecionados em processo seletivo simplificado realizado anteriormente, exceto quando selecionados exclusivamente por análise curricular".
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas