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Os formandos Ronivan Mânica e Vinícius Cardoso de Vargas, do curso de Engenharia Elétrica da PUCPR, apresentarão um protótipo do aparelho que desenvolveram | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Os formandos Ronivan Mânica e Vinícius Cardoso de Vargas, do curso de Engenharia Elétrica da PUCPR, apresentarão um protótipo do aparelho que desenvolveram| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Saiba o que fazer para caprichar na apresentação do TCC:

Prepare a apresentação previamente, anotando tópicos num papel, e memorize a sequência do que dirá.

Procure identificar questões que podem surgir a partir do que você irá dizer. Ficar sem respostas diante da interrupção de um professor pode comprometer a apresentação inteira.

Seja conciso e limite-se a falar o que é necessário. Falta de objetividade é algo facilmente identificável e irrita quem assiste à apresentação.

Não comece a apresentação desculpando-se por estar nervoso e em momento algum diga que não teve tempo de incluir algum dado ou recurso. Isso é criar provas contra si mesmo.

Se for usar apresentação em Power Point, grave o arquivo em mais de um formato e teste antes de a apresentação começar. Falhas de compatibilidade podem desconfigurar tudo o que você preparou.

Poucos momentos na vida de um universitário são tão tensos quanto a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC). Fruto de meses de leituras, pesquisas aprofundadas e produção de textos fundamentados, o produto final ou a monografia são avaliados de forma definitiva por uma banca de professores. Além de render uma boa nota, estar bem preparado para esse momento também traz satisfação ao estudante por significar o último passo para a conclusão do ensino superior.

Para se sair bem, além de dominar o conteúdo, alguns alertas podem fazer a diferença na hora da banca. O professor Clarisvaldo Silva Brito, que ministra a disciplina de Metodologia Científica no curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), já julgou centenas de TCCs e afirma que a maior parte dos erros na apresentação oral deve-se ao nervosismo. "Muita gente não consegue conectar uma ideia à outra na hora de falar e se atrapalha no uso de termos que são essenciais", diz.

Mesmo o trabalho escrito, que deve passar por uma série de revisões, nem sempre chega aos professores avaliadores nas melhores condições. "Há alunos que escrevem demais e se perdem no próprio texto. Escrever muito não é escrever bem", afirma Brito.

Mas, para o professor, os piores erros não são os de coerência linguística ou metodologia. São as tentativas de plágio. Há três anos, Brito é o responsável pela identificação de cópias ilegais em monografias e trabalhos acadêmicos na instituição. Ele avisa que, mesmo quando alguns termos são trocados, há softwares que identificam trechos suspeitos e a cópia pode configurar plágio de semelhança. A dica do professor é a de que não vale a pena arriscar o sucesso acadêmico com facilidades ilegais. Elas escondem a verdadeira capacidade do aluno.

O pior já passou

O estudante Mateus Roberto Urio é formando do curso de Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Sua banca está agendada para as próximas semanas, mas a apresentação oral não o preocupa. "Nós tivemos muitas apresentações de trabalho durante a faculdade e os professores nos orientaram bem quanto àquilo que deve ser feito", diz.

Para o aluno, no desenvolvimento do trabalho sobre o mercado de produtos ligados à mecânica industrial, a parte mais difícil a ser concluída foi a pesquisa de campo. "Conseguir informações satisfatórias envolve muitos deslocamentos, tempo e você depende de encontrar pessoas dispostas a participar", conta Mateus.

Últimos preparativos

Os formandos Vinícius Cardoso de Vargas e Ronivan Mânica, do curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), têm a banca marcada para o início de dezembro. Além do embasamento teórico, eles apresentarão aos professores um protótipo do aparelho que desenvolveram. Segundo Vargas, o equipamento ajudaria as companhias de energia elétrica a identificar com mais eficácia a falta de energia causada pelo rompimento de cabos de alta tensão. Todos os testes foram filmados e os vídeos serão exibidos aos professores junto do protótipo.

Como foi a sua apresentação do TCC? Que outras dicas você tem para garantir um bom desempenho? Deixe seu comentário!

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