Com a renovação diária do noticiário e o imenso número de informações veiculadas nos meios de comunicação, nem mesmo grandes coberturas jornalísticas e escândalos expostos pela mídia permanecem frescos na lembrança do público. Para manter fatos marcantes em destaque e contar os bastidores de reportagens investigativas que viraram manchete, um grupo de estudantes de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) criou o site Investiga Paraná.
O portal é produto do trabalho de conclusão de curso de Cássio Barbosa, Durval Ramos, Guilherme Gaspar e Nathália Pontes. "O jornalismo investigativo é o que mais nos atraiu para a profissão, mas percebemos que não há muito material sobre isso", conta Ramos. Entre as coberturas escolhidas pelos estudantes estão três trabalhos da Gazeta do Povo: Devorados pela Miséria, de Mauri König; Mapa do Crime, de Aline Peres; e Diários Secretos, de Karlos Kohlbach, Katia Brembatti, James Alberti e Gabriel Tabacheik. A quarta cobertura é Bruxas de Guaratuba, de Vânia Walte, para o jornal Hora H.
Conteúdo
"O site mostra os bastidores das reportagens, desde a pauta até a publicação", diz Barbosa. "É a visão dos repórteres sobre o processo de construção das reportagens e todas as dificuldades encontradas", completa Gaspar. O site também traz conteúdos multimídia, materiais sobre jornalismo investigativo e a possibilidade de interação.