110 km
são percorridos diariamente pelos dois ônibus da UFPR.
São quase 7 horas da manhã e a aluna de Educação Física Andressa Prateano, 19 anos, está a postos na Reitoria. Munida de mochila e carteirinha da UFPR, ela aguarda pelo Intercampi, ônibus exclusivo e gratuito à comunidade acadêmica da Federal. Pontualmente, às 6h55, ele chega à Rua General Carneiro. Como em todos os dias, Andressa é "conduzida" adentro pelos muitos estudantes que disputam cada centímetro do veículo.
É no aperto que ela segue ao câmpus Botânico. Mesmo em pé, sem conseguir aproveitar as poltronas confortáveis que ainda têm cheirinho de novas, Andressa diz não trocar o Intercampi por nada. "Apesar de lotado, eu escolho ir com ele de manhã para as aulas e para a academia à tarde. Quase nunca tem atraso e é uma boa economia", conta. Considerando duas passagens para cada dia útil, são economizados R$ 114 por mês.
Essa é a rotina de pelo menos outros 600 estudantes que usam os dois veículos das duas linhas que percorrem os câmpus da UFPR em Curitiba. Oferecido de segunda-feira a sábado, o serviço é sonho antigo de muitos estudantes que requisitavam transporte gratuito entre os câmpus. O projeto foi colocado em funcionamento em 2007 e as melhorias vêm aos poucos.
Originalmente criado para funcionar apenas na hora do almoço, o serviço teve o horário ampliado nos últimos anos. Veio uma nova linha, veículos mais novos e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Em julho de 2012, a UFPR prometeu um terceiro ônibus para o segundo semestre de 2013, uma das pautas dos estudantes na última greve. Mas esse prazo não deve ser cumprido, segundo Sidney Max, diretor da Central de Transportes da UFPR. "Não existe planejamento para aquisição de novos veículos", diz.
No entanto, conforme o pró-reitor de Administração, Álvaro Pereira de Souza, um grupo formado por funcionários, professores e estudantes avalia a qualidade do serviço e as necessidades da comunidade. "Tivemos o crescimento do número de alunos desde o programa Reuni, fato que requer futuras melhorias e aumento de frota, dentro de uma racionalidade e bom uso dos recursos públicos", afirma.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Eutanásia para pessoas com deficiência e demência, no Canadá há pressa para matar