O curso mais concorrido da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Sistema de Seleção Unificada(Sisu) é Arquitetura e Urbanismo (câmpus Curitiba), com 55,84 candidatos por vaga. O SiSU seleciona candidatos a instituições públicas de ensino superior pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No ranking dos mais concorridos, aparecem em seguida os cursos de Tecnologia em Mecatrônica Industrial(câmpus Curitiba), com 52,41 estudantes disputando uma vaga, e Tecnologia em Design Gráfico noturno (câmpus Curitiba), com 50,91.
O curso menos concorrido é Engenharia Têxtil (câmpus Apucarana), com 9,36 candidatos por vaga.
Com relação às notas de corte, a mais alta foi registrada no curso de Engenharia Civil do câmpus Curitiba: 758,58. Em seguida aparece o curso Engenharia Mecânica ofertado na capital paranaense, com 747,7, e Arquitetura e Urbanismo (câmpus Curitiba), com 745,32.
A menor nota de corte é a do curso deTecnologia em Alimentos do câmpus Medianeira: 617,16.
A lista de aprovados no Sisu já está disponível para consulta no site do sistema e os 82.949 candidatos selecionados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer a matrícula nainstituição de ensino para a qual foram selecionados.
Após esse prazo, caso ainda existamvagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados.
Os estudantes que foram selecionados nesta primeira chamada, em sua primeiraopção de inscrição, não serão convocados nas chamadas posteriores mesmo se não tiverem realizado a matrícula.
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir de uma lista de espera gerada pelo sistema.
Número de inscritos
A UTFPR recebeu 60.687 inscrições de 41.779 candidatos no SiSU 2011. Em todo o Brasil, o sistema registrou 2.020.157 inscrições de 1.080.194 alunos. Cada candidato pode optar por até dois cursos, o que explica a diferença entre o número de inscrições e o de inscritos.
Nesta edição do SiSU, a UTFPR está ofertando 3.150 vagas em 82 cursos e 12 cidades, sendo que metade delas é destinada a estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
As novidades são os cursos de Licenciatura em Matemática, em Cornélio Procópio e Curitiba, Tecnologia em Sistemas para Internet e Engenharia Mecânica, no novo câmpus Guarapuava, e Licenciatura em Química, em Campo Mourão e Apucarana.