De olho nas datas
Algumas instituições já divulgaram o calendário provisório do vestibular de verão. Confira e faça seus planos:
UEL1ª fase14 de novembro2ª fase5 a 7 de dezembro
UEM12, 13 e 14 de dezembro
UEPG11 e 12 de dezembro
Unioeste1ª fase28 de novembro2ª fase12 de dezembro
Unicentro 16 e 17 de janeiro
USP1ª fase28 de novembro2ª fase9 a 11 de janeiro
ITA14 a 17 de dezembro
UFPR1ª fase14 de novembro2ª fase5 e 6 de dezembro
Unicamp1ª fase21 de novembro2ª fase16, 17 e 18 de janeiro
Enem6 e 7 de novembro
Você também pode acompanhar o calendário com as datas das provas dos principais processos seletivos no Calendário do Vestibular.
Quem busca alternativas fora da sua cidade ou do seu estado nem sempre quer apenas aumentar as chances de passar no vestibular. Segundo o diretor das sedes do Curso Positivo, Alceu Gnoatto, o estudante pode estar atrás de um curso que não é oferecido onde mora ou de universidades que deem a ele mais prestígio.
Outro motivo para encarar um longo percurso de provas é a pressão da família pela aprovação. Nesse caso, tanto esforço pode não valer a pena. "Estamos acostumados a ver alunos que vão para fora e depois querem voltar e não conseguem transferência. Muitos não se adaptam e daí o prejuízo é muito grande, porque a família gastou com vestibular, viagens, material, moradia", alerta.
Encarar várias provas só para ganhar experiência também não é recomendável, conforme explica o diretor do Curso Dom Bosco, Luiz Octávio Stocco. "Seria um desgaste e uma despesa desnecessários", afirma. De acordo com ele, o aluno que deseja se familiarizar com os diferentes estilos de exame pode resolver as provas dos vestibulares anteriores, que estão disponíveis nos sites das universidades.
Mais trabalho
Como os formatos das seleções é distinto, o estudante que presta vestibular em vários lugares também precisar dominar como cada tema será cobrado. Além disso, as listas de livros de literatura normalmente são diferentes.
Manual do Candidato
O Manual do Candidato é o melhor amigo dos vestibulandos. Nele estão todas as informações sobre calendário de inscrições, datas das provas, horários dos exames e conteúdos que serão cobrados. Portanto, leia-o do início ao fim.
Facilidade
Para facilitar o acesso as suas provas, algumas universidades realizam o processo seletivo simultaneamente em vários municípios. No ano passado, as provas da USP e do ITA foram aplicadas também em Curitiba.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião