Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agenda apertada

Diferentes razões atraem os estudantes que fazem várias provas

Quem busca alternativas fora da sua cidade ou do seu estado nem sempre quer apenas aumentar as chances de passar no vestibular. Segundo o diretor das sedes do Curso Positivo, Alceu Gnoatto, o estudante pode estar atrás de um curso que não é oferecido onde mora ou de universidades que deem a ele mais prestígio.

Outro motivo para encarar um longo percurso de provas é a pressão da família pela aprovação. Nesse caso, tanto esforço pode não valer a pena. "Estamos acostumados a ver alunos que vão para fora e depois querem voltar e não conseguem transferência. Muitos não se adaptam e daí o prejuízo é muito grande, porque a família gastou com vestibular, viagens, material, moradia", alerta.

Encarar várias provas só para ganhar experiência também não é recomendável, conforme explica o diretor do Curso Dom Bosco, Luiz Octávio Stocco. "Seria um desgaste e uma despesa desnecessários", afirma. De acordo com ele, o aluno que deseja se familiarizar com os diferentes estilos de exame pode resolver as provas dos vestibulares anteriores, que estão disponíveis nos sites das universidades.

Mais trabalho

Como os formatos das seleções é distinto, o estudante que presta vestibular em vários lugares também precisar dominar como cada tema será cobrado. Além disso, as listas de livros de literatura normalmente são diferentes.

Manual do Candidato

O Manual do Candidato é o melhor amigo dos vestibulandos. Nele estão todas as informações sobre calendário de inscrições, datas das provas, horários dos exames e conteúdos que serão cobrados. Portanto, leia-o do início ao fim.

Facilidade

Para facilitar o acesso as suas provas, algumas universidades realizam o processo seletivo simultaneamente em vários municípios. No ano passado, as provas da USP e do ITA foram aplicadas também em Curitiba.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.