Com a adesão de várias instituições de ensino superior ao Sisu, incluindo a UFPR e a UTFPR, os vestibas têm duas chances de conseguir uma vaga: pelo processo seletivo tradicional e pela nota do Enem. Na UTFPR, os candidatos serão avaliados apenas pelo Enem. Já na UFPR, 529 vagas serão preenchidas pelo Sisu e 5.087 pelo vestibular próprio. Para os estudantes, esta é a chance de tentar um curso pelo vestibular e outro pelo sistema unificado. Será que essa estratégia está nos planos dos alunos? Veja o que eles disseram:
"Eu quero fazer Geologia, um curso que, no Paraná, só é ofertado pela UFPR. Vou tentar entrar pelo vestibular e pelo Enem, mas para o mesmo curso. Eu não sei por qual processo será mais fácil, porque nunca fiz o Enem. Mas para um curso como o meu, que não tem provas específicas na segunda fase da Federal, só a redação, acredito que é mais fácil fazer o vestibular."
Isabela Maria Tesser, 16 anos.
"Não vou mais tentar a UFPR, porque acabei de entrar na UTFPR pelo Sisu do meio do ano. Passei em Engenharia Elétrica, na terceira chamada. Ia prestar a UFPR, para Engenharia Mecânica, no vestibular e no Sisu. Agora não vou mais."
Gustavo Henrique Antoniazzi, 17 anos.
"Vou tentar entrar na UFPR só pelo vestibular tradicional, para o curso de Engenharia Química. Pelo Enem eu vou tentar a UTFPR, em Ponta Grossa e Curitiba. Agora, no meio do ano, tentei entrar pelo Sisu, mas não cheguei a colocar o meu nome na lista de espera. Achei que era melhor fazer um novo Enem para conseguir uma nota melhor. Acho que a prova da Federal é mais fácil, pelo fato de o Sisu ser mais concorrido."
Mariana Maki Murakami Amaral, 17 anos.