• Carregando...

A menos de dois dias das provas da primeira fase do Vestibular 2012 da UEL os mais de 25 mil candidatos enfrentam o nervosismo e ansiedade comum da véspera do teste. A partir das 14h deste domingo (30), eles terão que responder a 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, que englobam as disciplinas de Artes, Biologia, Química, Física, Matemática, Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Ao todo, são 3.100 vagas em 64 cursos de graduação.

A psicóloga e coordenadora do Ensino Médio do Colégio Universitário, Rosa Maria Cardoso, diz que agora é hora de focar e investir todas as energias na prova. A escola vai oferecer o "plantão de véspera" na noite desta sexta-feira (28). "A ideia não é revisar conteúdo, mas enfatizar alguns pontos, com algumas orientações e dicas, relaxamento, descontração", contou. Segundo ela, não adianta o candidato se debruçar sobre os livros. É hora de descansar, evitar exageros, ter equilíbrio emocional e psicológico. "Nesse momento, é muito comum o aluno perceber que não estudou o quanto deveria. É importante ele valorizar o que sabe", explicou. O estudante não deve entrar em comparação. É preciso tentar esquecer um pouco dos concorrentes, apesar de ser natural se preocupar com os "adversários" num momento de competição. "O friozinho na barriga sempre vai ter e é natural."

Também é muito importante evitar qualquer coisa que possa causar tensão na véspera do vestibular, como conflitos familiares. A recomendação é reservar o sábado para descansar, diminuindo a carga de estudos. Rosa lembrou que a prova da UEL é interpretativa, possui questões contextualizadas que exigem muita atenção e concentração. Por isso, se o candidato estiver muito ansioso, preocupado ou cansado, vai ter dificuldades para se sair bem. "Tem que investir na prova de corpo e alma, batalhar por cada questão."

O estudante e candidato a uma vaga no curso de Engenharia Civil, o segundo mais concorrido da UEL, Felipe Henrique Catarino Ignácio, de 18 anos, disse que está focado na prova. Ele se preparou o ano todo para o vestibular e reservou esta última semana para descansar. Neste sábado (29), o estudante participa do último plantão, do curso Neo DNA. "Estou confiante."

Nutricionista recomenda alimentação leve e muita água

Na véspera e no dia do vestibular, além de relaxar, o candidato precisa cuidar muito bem da alimentação. Segundo a nutricionista do Colégio Maxi em Londrina, Valéria Arruda Mortara, uma intoxicação alimentar pode demorar até dois dias para se instalar. Por isso é muito importante investir na qualidade da alimentação nesses últimos dias de preparação para a prova.

Valéria informou que o candidato precisa estar bem hidratado com água e suco de frutas. Evitar comidas pesadas, com muita gordura, frituras e doces. Alimentos muito gordurosos, segundo ela, têm digestão difícil e atrapalham o raciocínio. Na véspera, não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas, nem a participação em festas. Também é orientado aos estudantes evitar alimentos crus, como sashimi, por exemplo. No domingo (30), o candidato precisa tomar café da manhã de almoçar. "Não é hora de comer em restaurante desconhecido, ou alimentos que vão te dar dor de barriga", afirmou. Para o almoço, a nutricionista recomenda um prato balanceado com carboidratos (arroz ou massa), que vai dar energia, proteína (carne, ovo, peixe), que dá resistência, e verduras e legumes, que vai proporcionar o equilíbrio.

Na hora da prova, o estudante não pode dispensar uma garrafinha de água. "Se quiser levar algo com um pouco de açúcar é bom também, uma bebida energética, mas chocolate não é uma boa", disse. Barra de cereal, bolacha, fruta, suco e até um achocolatado também são algumas opções. Valéria reforça que o candidato não deve mudar o hábito alimentar de um dia para o outro.

O resultado da 1ª fase será divulgado no dia 7 de novembro Na segunda etapa serão três dias de avaliação: 20, 21 e 22 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]