| Foto:

Por uma falha no site do Ministério da Educação (MEC), o estudante de Paranavaí, Daniel Zonzini Lattanzio, 19 anos, não conseguiu concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Provado o fato junto ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Daniel conseguiu uma liminar do órgão no último dia de inscrições do Sisu, 12 de janeiro, mas mesmo assim o caso ainda não foi resolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo processo seletivo.

CARREGANDO :)

Tudo começou no primeiro dia de inscrições, quando o número de inscrição e a senha do Enem de Daniel não funcionavam na página do Sisu. "Quando tentava entrar no site o acesso era negado e uma mensagem alegava que a senha ou o número de inscrição estavam incorretos. Porém, acessava normalmente o boletim com as notas no site do Enem", relata Daniel. "Entrei em contato com o MEC por diversos meios para obter o acesso e efetuar a inscrição, desde e-mails diversos, atendimento 0800 com os números de protocolo, mas nada deu certo", continua.

Daniel, interessado em uma vaga de Engenharia Civil, chegou a procurar o Procon que o orientou a recorrer à Justiça. O estudante seguiu o conselho e contratou a advogada Célia Aparecida Zanatta que impetrou um mandado de segurança perante o STJ. O presidente do Tribunal acatou o pedido no mesmo dia e determinou, por meio de uma liminar, que fosse feita a inscrição de Daniel.

Publicidade

O MEC ainda não obedeceu à decisão, mas confirmou que irá acatá-la. De acordo com Nunzio Briguglio, assessor especial do órgão, o MEC considerou que a manifestação do STJ foi "tempestiva", pois o caso já estava sendo averiguado. De acordo com Briguglio, se a nota de Daniel for suficiente, ele terá acesso ao curso pretendido.

Daniel conseguia ver normalmente a sua pontuação no Enem...

... mas quando tentava entrar no site do Sisu para fazer a sua inscrição...

Publicidade

...o sistema não reconhecia os seus dados.