O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) convocou nesta segunda-feira (2) candidatos que pagaram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 com boleto bancário gerado pelo Banco do Brasil sem informações do candidato a enviar o comprovante de pagamento até as 18h desta sexta-feira (6).
Esses candidatos, que fizeram o pagamento até a data-limite de 23 de julho, estão com a inscrição no Enem pendente devido ao problema. Isso ocorre, segundo o Inep, porque o sistema do Enem não reconhece boletos que não tenham as informações do exame e do estudante, como número de inscrição e CPF.
O Inep não divulgou o número de candidatos que estão nessa situação. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, "são poucos".
Segundo o MEC, o Banco do Brasil gerou boletos bancários "genéricos" para o pagamento da taxa de R$ 35 a candidatos que não tinham o boleto impresso no sistema eletrônico de inscrição no Enem. O MEC não soube dizer por que isso ocorreu. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil e aguarda retorno.
Quem está nessa situação deve enviar o comprovante de pagamento por fax, no telefone (61) 2022-3300, ou pelo sistema Fale Conosco do site do Inep. Nesse caso, o comprovante deverá ser digitalizado (escaneado) e anexado ao formulário disponível no item "Enem Comprovante de inscrição - GRU".
Para saber qual é a situação da inscrição, os candidatos deve consultar o site do Enem. O Enem deste ano ocorre em 6 e 7 de novembro.