O gabarito oficial da prova de ciências humanas e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada nesta quarta-feira (15), será divulgado na terça-feira (21), às 18h, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A abstenção foi superior a 50% dos 9.500 estudantes convidados para fazer a prova devido a problemas de impressão na prova amarela de 6 de novembro. Entre aqueles que fizeram a prova nesta quarta-feira, 35 conseguiram liminares para participar do exame, segundo o Inep.
A prova foi aplicada em 17 estados: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.
Segundo o Inep, aqueles que fizeram a prova de hoje terão a prova de 6 de novembro anulada. Quem não fez a prova de hoje terá a prova do dia 6 de novembro corrigida normalmente.
De acordo com o Inep, gabaritos e provas aplicados nos presídios nesta quarta-feira e que continuam nesta quinta-feira (16) também serão divulgados no dia 21.
O resultado do Enem será divulgado na primeira quinzena de janeiro, de acordo com o instituto.
Confusão
O Enem 2010 foi aplicado em 6 e 7 de novembro para 3,3 milhões de inscritos. A prova do dia 6 apresentou erros de impressão em parte das provas amarelas. Além disso, os gabaritos foram impressos com o cabeçalho invertido.
No caso do gabarito, o Ministério da Educação disse que vai corrigir as questões de forma invertida de todos os estudantes que fizeram solicitação até 19 de novembro.
- Estudantes reclamam de nova prova do Enem em várias partes do país
- Estudantes do Paraná apresentam liminar para refazer prova do Enem
- Começa a prova do Enem para alunos prejudicados por falhas
- Enem será reaplicado nesta quarta em 17 estados
- 9,5 mil prejudicados por falhas no Enem refazem a prova hoje
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”