Paraná tem quase 100 mil inscrições pelo Sisu

As instituições de ensino do Paraná somaram 98.332 inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em todo o país. Os dados foram disponibilizados pelo Ministério da Educação (Mec) nesta sexta-feira (21), um dia após o fim das inscrições. Ao todo, o Sisu recebeu mais de 2 milhões de inscrições, o que corresponde a aproximadamente um terço dos estudantes que fizeram o Enem.

Nesta edição, o sistema oferta 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Somente no Paraná são 3.894 vagas em três instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Leia a reportagem completa

CARREGANDO :)

O Tribunal Regional Federal (TRF) deferiu nesta sexta-feira (21) o pedido feito pela Advocacia Geral da União (AGU), em favor do Ministério da Educação, para suspender a liminar que prorrogava as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até o dia 26 de janeiro aos estudantes do estado do Rio de Janeiro. Com a decisão, o MEC não precisará mais reabrir o Sisu. As inscrições foram encerradas às 23h59 desta quinta-feira (20).

Publicidade

A decisão de prorrogar as inscrições do Sisu foi proferida pelo juiz Alberto Nogueira Júnior, da 10ª Vara Federal do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta.

Em nota, o Ministério da Educação informou na noite desta quinta que estudaria uma forma de cumprir a decisão judicial, já que pelo sistema é impossível isolar somente os estudantes fluminenses. Ainda, segundo o ministério, ao isolar somente os candidatos do Rio de Janeiro estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que a disputa por vagas é nacional e envolve estudantes de todos os estados da federação.

As inscrições do Sisu foram encerradas às 23h59 desta quinta. O sistema recebeu mais de dois milhões de inscrições de estudantes que buscam vagas em universidades públicas.

Pelo sistema, os estudantes concorrem a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.