Internet, mídias sociais e comunicação foram os principais temas da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que teve seu primeiro dia neste domingo (1º), em Curitiba e em Palotina.
Dos 14.087 candidatos convocados para a segunda fase, não compareceram 893 alunos, 6,3% do total. Os presentes responderam cinco questões discursivas que somadas totalizam 60 pontos. Foram cinco horas para fazer a prova de Compreensão e Produção de Texto, que trouxe uma charge da Mafalda, um infográfico sobre o uso da internet no Brasil, um entrevista com o cineasta Kleber Mendonça Filho, um texto sobre o Facebook e outro sobre a palavra escrita.
Os primeiros a deixar os locais de prova relataram que o nível das questões estava fácil, porém era preciso raciocinar para desenvolver os cinco textos. A candidata a uma vaga no curso de Tecnologia em Secretariado Bruna Poncio, 23 anos, foi a primeira a sair no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), local com maior número de estudantes, 4.024 concorrentes. "Para quem estudou, a prova não estava difícil," disse.
Para o estudante Johann Klym, 19 anos, a prova estava bem estruturada. "Estudei um ano inteiro para fazer o vestibular," disse. Ele prestou para o curso de Ciências Contábeis. Já a estudante de 16 anos, Alexia Zarleon Setim, considerou que a última questão estava mais difícil, pois era preciso relacionar os dois textos. Ela se candidatou a uma vaga no curso de Terapia Ocupacional.
Processo seletivo
Este ano, a UFPR está oferecendo um total de 6.096 vagas, sendo 1.526 pelo Sisu. Em Curitiba, a maior concentração de candidatos aconteceu no câmpus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que tinha previsão de receber 4.024 estudantes. No Centro Politécnico da UFPR deveriam fazer a prova 3.317 candidatos, e no câmpus Jardim Botânico da UFPR, 1.165.
A Secretaria Municipal de Trânsito informou que não foram registrados problemas no tráfego nas proximidades dos locais de prova. Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, as provas ocorreram tranquilamente.
Na segunda-feira (2) é a vez das provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Design e Arquitetura. Candidatos de 19 cursos farão duas dessas provas, enquanto vestibulandos que disputam vagas por outros 12 cursos farão apenas uma.
Ao todo, serão 9,8 mil participantes no segundo dia de provas. Vestibulandos que concorrem por outros 29 cursos não precisam fazer prova específica.
Universidade Estadual de Londrina
Este domingo também foi o dia da primeira prova da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com 8.288 candidatos disputando uma das 3.090 vagas dos 66 cursos de graduação ofertados pela instituição.
Segundo o departamento de comunicação da Universidade, 628 candidatos deixaram de comparecer às provas, o que corresponde a um índice de 7,58% do total de 8.288 classificados para esta etapa do concurso. Os candidatos responderam a 20 questões de Língua Portuguesa e literaturas e outras 10 de Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol). Também foram exigidas duas redações.
Nesta segunda-feira (2), será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, sendo 12 questões discursivas de três disciplinas indicadas pelos Colegiados dos Cursos de Graduação da UEL.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião