De acordo com professores de cursos preparatórios, a nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada nesta quarta-feira (15), teve o mesmo nível de dificuldade que a anterior e também trouxe conteúdos muito semelhantes.
Na área de Ciências Humanas, o professor de Sociologia do Curso AcessoJoão Paulo Ocke de Freitas considera que as principais características da prova foram mantidas, sem muitas surpresas com relação à prova anterior. "Os enunciados foram bastante longos, favorecendo o aluno que cultiva o hábito da leitura há mais tempo", afirma.
Segundo ele, os conteúdos de Sociologia estiveram presentes em toda a prova, nos conceitos de História e Geografia e nas abordagens sobre a relação do homem com a natureza. "Desenvolvimento econômico e tecnológico e a relação dessas mudanças com a cultura foram temas muito explorados nas questões, que tinham um aspecto interdisciplinar bastante forte", explica.
Para Ocke, houve uma predominância de textos de apoio sobre o Brasil Colônia e o Século XIX. Esses textos eram satisfatórios para a resolução das questões, mas apenas eles não bastavam. "O aluno precisava ter conceitos sociológicos que permitissem a compreensão geral das situações", conta.
Já nas questões de Biologia, Augusto Borba, professor do Curso Acesso, afirmou que a nova prova apresentou uma grata surpresa, pois os assuntos abordados foram mais diversificados. "Apareceram questões de Botânica, Zoologia, Biologia Celular, Biotecnologia, Fisiologia Animal e Humana", afirma. Porém, segundo ele, os testes não apresentaram um nível de dificuldade muito elevado e os alunos que estavam preparados devem ter se saído bem. "Também não apareceram os gráficos que eram esperados", explica.
Na avaliação do professor de QuímicaClaudio Vieira, do Curso e Colégio Acesso, a prova, de maneira geral, estava mais bem elaborada que a anterior, exigindo o conhecimento do aluno sobre as questões do cotidiano sem esquecer-se do conteúdo estudado em sala de aula.
Também do Acesso, o professor de GeografiaJair Henrique Iliano de Castro diz que a disciplina foi cobrada de forma abrangente, com grande variação de temas. "Observamos questões de geografia da população (questão 1), problemas ambientais urbanos, blocos econômicos, pecuária, geologia e agricultura, este último conteúdo com um destaque maior, assim como foi na prova anterior".
Ele ressalta ainda que a prova exigia o conhecimento de conceitos técnicos acerca da geografia, além de testar o discernimento do candidato em questões que necessitavam de interpretação de gráficos e tabelas.
Comparando as duas provas, o professor considera que aquela aplicada no dia 15 de dezembro estava mais interessante e com um grau de dificuldade um pouco maior que a anterior.
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