Requisitados
Saiba que cartunistas mais apareceram nas provas do Enem e da UFPR:
Quino (Mafalda), Bob e Tom Thaves (Frank e Ernest), Bob e Tom Thaves (Hagar), Francisco Caruso, Jim Davis (Garfield), Bill Watterson (Calvin e Haroldo), Bennet, Laerte, Angeli, Henfil e Millôr Fernandes.
Charges e tiras estão sempre entre as apostas dos vestibas que fazem as provas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos últimos dez anos, elas marcaram presença em 90% dos testes, segundo análise feita pela Gazeta do Povo nas edições de 2003 a 2012. E a tendência é de que esse número aumente nos próximos anos.
Além de unir imagem e texto, esse tipo de recurso de linguagem abre espaço para que a prova cobre do estudante conhecimento geral amplo e atualizado sobre o que ocorre no mundo.Há cerca de cinco anos, os personagens caricatos eram quase exclusivos das provas de Redação, idiomas e Língua Portuguesa. Hoje, embora ainda apareçam com mais frequência nessas provas 75% dos casos , charges e tiras também estão em questões de outras áreas, como História e Geografia.
Dificuldades
Entender os desenhos pode parecer tarefa simples, mas, segundo o professor de Português do curso Acesso João Filipe de Souza Magnani, esse é um dos grandes temores dos vestibulandos. "O adolescente tem dificuldade em compreender porque elas requerem certa malícia, cultura e conhecimento geral, que não se adquire em apenas um ano de estudo."
A dica para reverter esse quadro é treinar com algumas tiras que costumam aparecer mais, como Mafalda, de Quino; Frank e Ernest, de Bob e Tom Thaves; e Hagar, de Dick Browne. Entre os três, a Mafalda é a campeã no Enem e na UFPR. "Ela chama a atenção porque tem uma temática política muito forte, sem contar a ironia e seu jeito contestador e engajado. É exatamente isso que os examinadores buscam quando optam por esse tipo de recurso", diz o professor de Língua Portuguesa do Dom Bosco Sergio Degrande.
Independentemente do cartunista ou do personagem, o estudante deve procurar a ironia e o duplo sentido nas tiras. É preciso olhar a imagem buscando uma leitura subliminar, pois é exatamente nisso que está a grande sacada da imagem e é onde costuma estar a resposta para a questão.
De olho nos jornais
De todas as tiras e charges que caíram nos últimos dez anos de provas do Enem e da UFPR, 60% foram retiradas de jornais ou sites de notícias. Por isso, os professores sugerem a leitura de jornais e revistas como um bom caminho para quem se sente inseguro com esse tipo de linguagem.
Vale lembrar que o estudante não deve lê-las pensando que pode cair alguma igual na prova. A ideia é servir de treino, ou seja, quanto mais o candidato se acostumar a fazer a leitura de imagens, mais ele ganhará agilidade e terá boas sacadas na hora da prova.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião