Em 2009, quase 45 mil pessoas passaram pela Feira de Cursos e Profissões da UFPR, número que a universidade espera bater neste ano. Quem visitou o evento sabe que nos horários de pico é difícil até se movimentar entre os pavilhões. Por isso o ideal é fazer um planejamento, para aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela universidade nesses três dias. Confira algumas dicas que podem ajudar:
Informe-se antes de ir
É importante conhecer a programação e definir quais estandes você não pode deixar de visitar e de que eventos deseja participar. Caso contrário, você corre o risco de perder o horário das palestras ou das visitas guiadas. Para o Tour, é fundamental reservar antecipadamente o seu lugar, porque os ônibus costumam ficar lotados e geralmente escolas de outras cidades e de outros estados se interessam por esse passeio. As inscrições para as palestras são realizadas na hora, mas quem preferir também pode fazer reserva.
Quanto menos movimento, melhor
O movimento costuma ser grande nos três dias de feira, especialmente durante toda a sexta-feira e no sábado pela manhã. O domingo normalmente é mais tranquilo, porque não recebe tantos grupos escolares. Separe tempo suficiente
Quem quer aproveitar bem a feira deve reservar a manhã inteira ou a tarde toda para a visita. Os passeios de ônibus duram cerca de duas horas e meia e as palestras, de 45 a 50 minutos. No ano passado, a estudante Priscila Carvalho Dill ficou três horas e meia no evento. "Cheguei às 14h e fiquei até as 17h30. Fui com amigos e passamos a tarde toda lá. Visitamos a maioria dos estandes", conta.
Abra sua cabeça
Para aproveitar melhor tudo de bom que a feira tem a oferecer, é legal estar aberto a novos cursos. Embora os estudantes normalmente cheguem à feira dispostos a saber mais sobre graduações específicas, eles podem se surpreender com as opções oferecidas pela UFPR, como aconteceu com Liziane Karoline Chagas, 18 anos. "Fui à feira para conhecer mais sobre Engenharia Florestal. Mas eu também me interessei bastante pelo curso de Oceanografia, do qual nunca tinha ouvido falar", conta.
Vai de Busão?
Se você pretende ir de ônibus, mas não sabe como chegar ao câmpus do Jardim Botânico, aí vai a dica: no site www.feiradecursos.ufpr.br tem uma lista das linhas que chegam ao local.