Veja quais são as discussões que tiveram destaque ao longo do ano e que, segundo os professores, podem aparecer na prova do Enem 2010.
Exploração do petróleo e pré-sal
O tema pode aparecer de várias maneiras. Uma é a descoberta e as polêmicas envolvendo a exploração do petróleo na camada do pré-sal no Brasil.
Outra é o derramamento de óleo que aconteceu em abril no Golfo do México. O petróleo pode ser gancho para questões sobre meio ambiente, combustíveis fósseis, o processo de destilação e as consequências de sua exploração.
Fontes alternativas de energia
A discussão sobre o petróleo também pode provocar questões sobre novas fontes de energia.
Os combustíveis renováveis etanol e biodiesel estão na pauta de discussões políticas e econômicas, assim como a produção de energia nuclear. Analisar os impactos ambientais da produção de cada tipo de energia é uma questão frequente nas provas do Enem, que explora também as relações com o consumo e a sociedade brasileira.
Eleições e sistema político
Com as eleições deste ano, conceitos sobre política e a organização do Estado brasileiro, desde o descobrimento até os dias atuais, podem aparecer nas questões de Ciências Humanas. É importante que o aluno tenha uma visão histórica e contextualizada dos movimentos políticos pela disputa de poder na sociedade. Movimentos sociais, confrontos e outras discussões sobre política também podem surgir usando o gancho das eleições.
Confira mais sobre os assuntos lendo as matérias "De olho no voto" e "Muito além do voto"
Crise mundial na Europa e no Brasil
As consequências da crise econômica mundial de 2008 ainda podem ser observadas em países da Europa e nos Estados Unidos e podem ser tema de questões do Enem. Os problemas enfrentados especialmente pela Grécia são aspectos que o aluno deve estar atento. Já no Brasil, a situação política, econômica e o posicionamento adotado frente à crise, assim como a condição de país emergente, também podem aparecer nas questões.
Copa do Mundo na África
O continente africano também é uma grande aposta para a prova.
A Copa do Mundo de futebol pode ser um gancho para perguntas sobre o Apartheid e o neocolonialismo, analisando a relação entre o subdesenvolvimento dos países africanos com a colonização europeia. Outras questões como a exploração mineral, o vírus HIV no continente africano e a população afrodescendente no Brasil também são assuntos quentes.
Leia também:
- Saiba como ler gráficos e detonar nos testes
- Fique ligado na energia das Pilhas
Fontes:
João Paulo Ocke de Freitas, professor de Sociologia do Curso Acesso; Maurício dos Santos, professor de História e Geopolítica do Curso e Colégio Dom Bosco; Jair Henrique Iliano de Castro, professor de Geografia do Curso Apogeu; Heraldo Taborda Damas, professor de Biologia do Curso Expoente; Euler de Freitas Silva Júnior, professor de Física do Curso Positivo; Cláudio Elói Vieira, professor de Química do Curso Acesso e Sérgio de Grande Júnior, professor de Redação e Interpretação de texto do Curso Dom Bosco.
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião