Vida nas repúblicas estudantis. Este foi o tema da redação do Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aplicada nesta segunda-feira (12).
Para direcionar e ajudar os alunos, a prova trouxe dois textos de apoio: "Morar em república pede divisão de tarefas", da Folha de S.Paulo, e "Morar em república", do portal Universia.
Embasados nesses textos, os candidatos tiveram de escrever dois textos de gêneros diferentes, um instrucional e uma resposta argumentativa, com 15 linhas cada. Além da redação, o exame também cobrou 20 questões de línguas portuguesa e estrangeira e literaturas em língua portuguesa.
"No primeiro texto o candidato tinha de escrever como se fosse um estudante morador de uma república dando instruções de sobrevivência para quem vai morar em uma [residência desse tipo]. No segundo texto, o candidato tinha de dar uma resposta argumentativa à pergunta feita [Morar em republica é ou não é uma experiência enriquecedora?]", disse o presidente da Central do Vestibular Unificado (CVU), Emerson Arnaut de Toledo.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião