A transformação de uma área de 3 milhões de metros quadrados – até então utilizada para o plantio de soja – em um bairro totalmente planejado envolve um trabalho volumoso: desenvolvida dentro do conceito do novo urbanismo, a Cidade dos Lagos, no centro-sul do estado, vem mobilizando equipes de várias áreas para concretizar o plano do bairro, que segue diretrizes que dão atenção especial para a sustentabilidade.
Conheça quais são os principais aspectos do local e o impacto social e econômico gerado para a cidade de Guarapuava e região:
Empregos
A perspectiva é que as obras gerem, em médio prazo, mais de 5 mil empregos diretos – só no início da construção da infraestrutura da Cidade dos Lagos e de alguns empreendimentos, cerca de 3 mil pessoas foram empregadas. O impacto para a economia local e do entorno é considerável se compararmos com o número de vagas geradas no Brasil no primeiro semestre de 2017 (foram 67,3 mil novos postos de trabalho).
Empreendimentos
Vários já estão em funcionamento no bairro, como o Hipermercado Dal Pozzo. Com mais de 8 mil m² e em funcionamento há sete meses, é o maior supermercado de Guarapuava e região. O campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também já está instalado no bairro – são 1 mil alunos e com a universidade em expansão – terá no total 12 blocos para os cursos. Outros, estão em fase de finalização: Centro Médico Empresarial Cidade dos Lagos, que conta com 60 salas comerciais e será voltado para a área da saúde, Hospital Regional (previsão para inauguração em março de 2018), Residencial Cidade dos Lagos, com 21 andares e 72 apartamentos e o Hotel Ibis. A rede de hotéis econômicos terá 120 apartamentos.
O Posto Maranello, da rede Shell, inaugura até o final deste ano, com churrascaria e panificadora anexas – será o primeiro posto do estado a ter o novo modelo da logomarca da rede, que será incorporada em todas as lojas em 2018. E a franquia Wood´s, conhecida por apresentar as melhores duplas de sertanejo do país, também vai se instalar no bairro, com um centro para formatura e eventos.
Shopping
A Cidade dos Lagos vai abrigar o primeiro shopping de Guarapuava. Com nome homônimo ao do bairro, o shopping, com 40 mil metros quadrados de área construída terá 78 lojas satélite, ampla praça de alimentação, salas de cinema, espaço kids e estacionamento com 1,6 mil vagas. Entre as âncoras, estão as Lojas Renner e Lojas Americanas.
Todos os públicos
Além de englobar empreendimentos da área de serviço e educação, o bairro contará com prédios residenciais para todos os públicos, desde os voltados para o mercado de luxo (como o Golden Lake, com apartamentos de cerca de 500m²) até condomínios com preços mais acessíveis (o Condomínio Vista, de 24 mil m², com apartamentos que variam de R$ 170 a R$ 230 mil por apartamento).
Árvores
Milhares de árvores foram plantadas por toda a Cidade dos Lagos – o que aumenta ainda mais a área verde do local, próximo ao Parque das Araucárias, o maior parque urbano de Araucárias do país, com 104 hectares, 23 com a árvore. Pitangueiras, cerejeiras e imbuia são algumas das espécies. “Com isso, diversificamos o parque com essas árvores nativas e frutíferas, que vão servir de alimentação para pássaros e animais silvestres”, diz Vilso Dubena, um dos sócios do bairro planejado.
Meio Ambiente
Para preservar e gerar menos impacto ambiental, o projeto foi além do exigido pelo plano diretor de Guarapuava em diversos aspectos: a exigência para início de construção próxima aos córregos é de 15 metros de recuo – o empreendimento deixou com 30 ou 50 metros de espaço. Segundo Dubena, a tubulação de água pluvial também foi superdimensionada para evitar alagamentos futuros. Os edifícios estão adotando sistemas de funcionamento inteligentes, com aproveitamento de água da chuva. Além disso, toda a iluminação pública da Cidade dos Lagos será feita com lâmpadas de LED, mais duráveis e econômicas por reverterem a energia em iluminação, não em calor, o que evita o desperdício. O bairro conta ainda com cinco lagos, que tem entre 25 e 40 mil m².
Infraestrutura
Mais de 140 mil m² de asfalto estarão concluídos até fevereiro de 2018, o que permitirá chegar pela PR 466 e BR 277. Todas as calçadas do bairro têm entre quatro e sete metros de largura. Além disso, estará pronto em breve os três portais acesso ao bairro planejado, que também terá monitoramento por câmeras.
Gestão compartilhada
A administração do bairro – desde o cuidado com as ruas, lagos, parques e coleta seletiva de lixo – terá parceria com a prefeitura, em um modelo público-privado, com a participação dos moradores e representantes da Associação da Cidade dos Lagos, formada para ajudar na administração e em outras decisões sobre o bairro.