A duas rodadas do fim da primeira fase do Paranaense, apenas duas equipes têm a classificação garantida para as quartas-de-final. Exatamente os dois líderes dos grupos A e B. Atlético, com 24 pontos, e Adap com 23 estão classificados para a próxima fase.
As outras seis vagas ainda estão em disputa. Pelo grupo A, J. Malucelli, Cianorte, Rio Branco, Iraty e Galo Maringá, este último com chances reduzidas, ainda brigam pela classificação. Nacional, com 10 pontos e Francisco Beltrão com 7, lutam contra o rebaixamento.
Nacional e Rio Branco têm um ponto que está sob júdice, na partida da 11.ª rodada onde aconteceu o empate por 1 a 1, mas o gol do Rio Branco foi irregular. A bola passou por fora da rede e o árbitro Ito Dari Ranov confirmou o gol. Na próxima segunda-feira, dia 6, será julgado o caso no Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD) e a partida pode ser anulada.
Dessa maneira, a classificação do grupo A pode ser alterada, mesmo depois de acabada a primeira fase. Já no grupo B, Coritiba, Londrina, Paraná e Roma têm chances de classificação. União Bandeirante e Toledo tentam fugir do rebaixamento.
Matemática
Pelo grupo A, o J. Malucelli precisa apenas de um ponto para se classificar, em duas partidas. Porém, o Jotinha terá duas partidas fora de casa. Contra o Atlético, na Arena, nesta quarta-feira e contra o Galo Maringá no Willie Davids, no domingo.
O Cianorte precisa de uma vitória, contra o Iraty fora de casa ou contra o Atlético em casa. A mesma situação vive o Rio Branco, isso contanto com o ponto que conquistou frente ao Nacional, se vencer uma das últimas duas partidas se classifica. O Leão da Estradinha faz os dois confrontos dentro de casa. Recebe o Galo Maringá e o Francisco Beltrão.
Iraty e Galo têm chances, mas precisam vencer as duas últimas partidas e torcer por combinações de resultados. O Iraty enfrenta o Cianorte, dentro de casa, e o Nacional em Rolândia. O Iraty precisa torcer para o Cianorte não vencer nas últimas duas rodadas. O Galo joga com o Rio Branco, em Paranaguá e recebe o J. Malucelli.
Para se classificar, o Galo precisa vencer as duas e torcer para o Cianorte ou Rio Branco não vencer mais. No grupo B, o Coritiba e o Londrina vivem situação bem mais confortável.
Com um empate o Coxa se classifica. Nesta quarta recebe o Roma e fecha a fase em Campo Mourão, contra a Adap. O Londrina passe de fase se vencer o União Bandeirante ou se o Coxa vencer o Roma já garante a vaga antecipada.
O Paraná precisa de uma vitória contra a Adap, fora de casa, ou contra o Toledo no Pinheirão. Porém, se o Coritiba vencer o Roma o Tricolor já garante vaga na segunda fase. O Roma tem chances matemáticas, mas terá que contar com a sorte. Além de vencer o Coritiba e o União terá que torcer para o Paraná perder as duas últimas partidas.
Confira os outros resultados da rodada
Veja como ficou a classificação do Paranaense 2006
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas