• Carregando...

A procura de novos talentos brasileiros para os Jogos de 2016 já começou. Nesta segunda-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lançou o projeto "Rio em Forma Olímpico", na Vila Olímpica da Gamboa, no centro. Com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre crianças de comunidades carentes da cidade, a atividade vai atingir 30 mil jovens entre seis e 16 anos e deve custar cerca de R$ 12 milhões aos cofres públicos durante sua implantação.

"Não temos dúvidas de que as Olimpíadas vão trazer muitos benefícios para o Rio de Janeiro. Agora, o que a gente precisa fazer é potencializar esses benefícios. Será que nós vamos ter apenas novos equipamentos esportivos, só bons meios de transporte ou alguma outra obra que aconteça por aí ou será que, de verdade, vamos pode mudar a vida da nossa gente? O que a gente quer é mostrar que o esporte pode realmente mudar a vida das pessoas e que, a partir de agora, a gente tem um alvo, uma meta que é 2016", afirmou Eduardo Paes durante o lançamento do projeto.

Cercado de crianças, que aproveitaram uma série de atividades recreativas para celebrar o feriado, Eduardo Paes afirmou que o projeto é apenas uma etapa do objetivo de aumentar a prática de esportes na cidade. O "Rio em Forma Olímpico" terá aulas de futebol, vôlei, basquete e judô, entre outras modalidades, três vezes por semana dentro das próprias comunidades e em clubes de bairros, que terão as dívidas com a Prefeitura aliviadas.

"Nesta primeira etapa do projeto, vamos atingir 30 mil pessoas de diferentes comunidades dessa cidade. Vamos dobrar o número de Vilas Olímpicas para que elas possam atender com dignidade a rede municipal de educação e trabalhar com os clubes de subúrbio, que estão quebrados, para que eles possam ter a prática esportiva. É claro que nem todo mundo que está aqui vai virar uma Shelda, uma Adriana, um Bernard, mas o esporte não é só de alto rendimento, para ganhar medalhas. O esporte traz disciplina, ensina o convívio social, os valores mais fundamentais. Esse é o nosso objetivo".

Além do prefeito, o lançamento reuniu nomes do esporte, como a antiga dupla do vôlei de praia, Adriana Behar e Shelda, e o ex-jogador de vôlei Bernard. Para Adriana, o projeto é uma oportunidade de descobrir novos talentos.

"A gente tem a grande chance de dar oportunidade a todos de ter a prática esportiva, mas o objetivo principal, pensando nas olimpíadas de 2016, é a busca de novos talentos. Através desse projeto, nas vilas olímpicas como essa, a gente tem a oportunidade de oferecer esporte para essas comunidades e treinamento de base de alto rendimento", afirmou.

Paes ressaltou também a importância da construção de novas Vilas Olímpicas. O prefeito voltou a afirmar que as obras do complexo de Mato Alto, na Praça Seca, Zona Oeste da cidade, serão finalizadas até o fim do ano e que estão previstas novas construções em Vila Isabel e no Caju.

Em novembro, Paes vai encaminhar para a Câmara dos Vereadores um conjunto de projetos de lei especialmente voltados para os jogos de 2016. Além disso, afirmou que já está em ação um processo de melhorias no sistema de apart-hotel da cidade, como uma das formas de resolver o problema de hospedagem, ponto crítico apontado pelo COI no projeto carioca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]