Na briga direta contra o rebaixamento, o ABC conseguiu uma importante vitória sobre o Bragantino por 1 a 0, neste sábado (20), no estádio Frasqueirão, em Natal, pela 31.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com isso, o time potiguar abriu oito pontos de vantagem - 36 a 28 - sobre o último time na zona de queda, o próprio Bragantino. Este jogo marcou a estreia do técnico Givanildo Oliveira no ABC.
A equipe de Natal entrou em campo pressionada, com três derrotas consecutivas, que derrubaram o técnico Ademir Fonseca. O Bragantino, na sua luta para deixar a zona de degola, tinha empatado em casa diante do Barueri, por 2 a 2.
O time potiguar usou o tradicional esquema 4-4-2, enquanto o paulista optou pelo 3-5-2. Quem se deu melhor foi o Bragantino, com os alas mais livres para o apoio e chegando com mais consciência no ataque. Dessa forma, criou várias chances, duas delas nos pés de Tiago Luís, que foi lançado em velocidade nas costas da defesa, aos 24 e aos 25 minutos. Em uma delas, chutou por cima. Na outra, o goleiro Camilo desviou para escanteio.
O ABC não chegou no ataque. E sua única chance real de gol surgiu em uma tentativa de corte do zagueiro André Astorga. Mas ele bateu errado na bola, que quase enganou o goleiro Gilvan. A bola tirou tinta da trave esquerda.
No segundo tempo, o ABC voltou mais adiantado. Pressionou o adversários nos primeiros minutos até chegar no gol da vitória, aos 11 minutos. Cascata dominou quase na linha da grande área e chutou. A bola quicou na frente de Gilvan e entrou. Na comemoração, Cascata fez gesto de "bananas" para a torcida, que vinha pegando no seu pé. No final do jogo, ele disse: "mostrei ter sangue nas veias e não fiz banana para ninguém".
No minuto seguinte, Ederson quase ampliou ao chutar uma bola no travessão. O Bragantino demorou para sair ao ataque. Só fez pressão, mas sem objetividade. Não mereceu melhor sorte.
Na próxima terça-feira (23) acontece a 32.ª rodada completa, com 10 jogos. O ABC vai enfrentar o Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Já o Bragantino vai receber o Avaí, em Bragança Paulista.
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024