A partida entre Palmeiras e Atlético-PR, nesta quinta-feira, foi marcada pelas confusões entre Manoel e Danilo, que envolveram agressões e xingamentos. O tema que teve maior repercussão foi a acusação do primeiro de que o adversário teria utilizado palavras de teor racista para ofendê-lo. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), porém, prevê que Manoel corre risco de ficar mais tempo fora dos gramados.

CARREGANDO :)

O novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê que Danilo pode pegar até 22 jogos de suspensão pela cusparada e pelo ato discriminatório contra o jogador do Atlético-PR. Já Manoel corre risco de pegar gancho de 24 jogos pelas duas agressões contra Danilo, em lances distintos (um pisão e uma cabeçada).

O procurador-geral Paulo Schmitt já informou que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai analisar as imagens da partida, para depois encaminhar as denúncias necessárias contra os dois atletas. Como os dois jogadores são réus primários, o mais provável é que eles peguem a pena mínima em cada uma das infrações.

Publicidade

Artigos e punições

O CBJD contempla, no artigo 254-B, o assunto "cusparada". Essa atitude pode render punição de seis a 12 jogos de afastamento. Se for comprovada a atitude racista de Danilo, o artigo artigo 243-G (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão da cor) prevê suspensão de cinco a dez partidas.

Manoel corre o risco de ser denunciado duas vezes no artigo 254-A (agressão física), inciso I, pela cabeçada e também pelo pisão confesso em Danilo. A punição prevista no artigo é de suspensão de quatro a 12 jogos para cada lance, segundo informações do site da Justiça Desportiva.