Vivendo um futuro incerto, o Campeonato Mundial de Turismo (WTCC) planeja expandir ainda mais as suas fronteiras em 2011. Segundo a revista "Autosport", o promotor da categoria, Marcello Lotti, está de olho na entrada dos Estados Unidos no WTCC. A nova corrida ajudaria também a promover o ingresso da Ford (com o modelo Focus) no campeonato, se unindo assim a BMW, Seat, Chevrolet e Lada, atuais componentes do evento.
"Neste momento eu diria que estamos mais próximos a Miami. Nossa preferência é por uma corrida ao sul do país porque é onde está o mercado de carros menores", disse Lotti, referindo-se ao circuito de Homestead. Outra possibilidade ao WTCC nos EUA é correr na pista de Laguna Seca. Se a Ford se unir mesmo a lista de novidades, deverá correr com o motor 1.6 turbo que já equipa os carros do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Todavia, Marcello Lotti tem outros problemas a resolver antes. O primeiro é ter o compromisso oficial da BMW e da Seat para a próxima temporada. Ambas as companhia estão em processo de estudo e reestruturação do segmento de esportes a motor, por isso aguardam a divulgação do regulamento para as próximas duas temporadas antes de se posicionarem. O futuro do curitibano Augusto Farfus Júnior, piloto da BMW e cujo contrato termina neste ano, passa por essa decisão do time alemão.
A única 100% confirmada para 2010 é a Chevrolet, que deve aumentar a sua participação de três para cinco carros no próximo ano, melhorando assim as suas chances de buscar os títulos de Pilotos e Construtores. Além da permanência de Robert Huff e Alain Menu, o time ainda estaria tentando o atual campeão do WTCC, o francês Yvan Muller (Seat) e o italiano Fabrizio Giovanardi, que já correu na categoria e atualmente é o campeão do Campeonato Europeu de Turismo.
Se conseguir manter as atuais quatro marcas no WTCC e obter a entrada da Ford em 2011, o campeonato ganha novo fôlego e ainda pode contar com a entrada da Volvo e com o retorno da Honda em um futuro próximo. O avanço do DTM alemão (com a BMW inclusive cogitando trocar uma categoria pela outra) é outro fator que preocupa os organizadores do WTCC.
Farfus ganha a companhia de outro brasileiro em Okayama
Único brasileiro no WTCC há anos, Augusto Farfus finalmente terá a companhia de outro brasileiro na próxima etapa da temporada, em Okayama, no Japão, no dia 1º de novembro. João Paulo de Oliveira, conhecido no mundo pelas suas participações na Fórmula 3 e em outras competições de turismo, irá fazer uma participação no país que adotou em 2001. Ele irá correr pela equipe Sunred, da Seat.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou