Adiantada à Gazeta do Povo no início de outubro, a chegada de um novo parceiro para assumir o patrocínio da Arena da Baixada, casa do Atlético Paranaense, ainda deve levar mais alguns meses. A expectativa de um novo "naming rights" (direitos sobre o nome) do Joaquim Américo para novembro não irá se concretizar, e enquanto segue negociando, o clube procura outras fontes de recursos para 2010. Um deles pode vir de uma fonte pouco explorada pelos clubes brasileiros: as excursões internacionais.

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Segundo apurou a reportagem, o Furacão quer aproveitar o período da Copa do Mundo, entre a segunda quinzena de junho e o mês de julho, para buscar jogos no exterior. Inicialmente está em estudo uma ida aos Estados Unidos e a Europa, onde encontram-se FC Dallas e Olimpi Rustavi, atuais parceiros do Atlético. Todavia, outras possibilidades, em países de maior tradição e potencial econômico, também estão em estudo.

"Primeiramente o clube está focado na permanência na Série A, mas já existe a conversa com a diretoria e o departamento de futebol para a viabilização desta excursão no próximo ano. Iremos estudar o calendário, nosso e dos outros países, para então buscar este intercâmbio. Poderemos agregar também o aporte financeiro e negociações envolvendo jogadores", comentou o coordenador de marketing do Atlético, Roberto Karam, à Gazeta do Povo.

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Já está confirmada a vinda do FC Dallas a Curitiba no início do ano para a disputa da tradicional Dallas Cup entre os dois clubes. Já as demais iniciativas visando uma excursão internacional estão, por ora, sob os cuidados do diretor de relações internacionais do Rubro-Negro, Paulo Rink. "Estamos trabalhando nisso, a nossa ideia é sempre levar o nome do Atlético para o exterior. Tudo ainda está em um estágio embrionário, iremos observar o mercado a partir de janeiro, não há nada próximo de anunciarmos", disse Rink.

Incerteza de parceria para conclusão da Arena trava acerto

Já o naming rights do Joaquim Américo só deve finalmente sair quando ficar definida a forma de conclusão da Arena da Baixada. O Atlético já garantiu que não tomará nenhum empréstimo em nome do clube, aguardando assim um acordo com um parceiro privado. A segunda alternativa – e mais provável – é a formação de uma parceria público-privada até março de 2010, quando a Fifa exige o início das obras de construção e adequação de todos os 12 estádios da Copa do Mundo de 2014. Contudo, os moldes que levarão à conclusão do estádio são uma incógnita.

"Tínhamos a meta de termos tudo fechado até outubro ou novembro, mas a questão envolvendo a conclusão da Arena continuam pegando. Há empresas interessadas não só no naming rights, mas em patrocínios em geral, porém só poderemos definir quando tivermos ciência de todos os detalhes", afirmou Roberto Karam. Mais próximo está o acerto com a Philco para a renovação de contrato para as camisas do Furacão no próximo ano. "Estamos tratando de valores, as duas partes querem a extensão do acordo por pelo menos mais um ano".

Já o CT do Caju também pode render cifras ao Furacão. É o que espera o clube quando a CBF definir as datas da preparação da seleção brasileira no espaço em 2010. "Já tivemos algumas consultas e creio que, com a definição oficial, poderemos ter algo em termos de patrocínio para o centro de treinamento", finalizou o dirigente atleticano.

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