A profusão de iniciativas favoráveis à natureza no meio esportivo está sendo bem recebida pelas entidades de educação e proteção ao meio ambiente. "Isso demonstra que felizmente a preocupação com o planeta em que vivemos está cada vez mais difundida", diz Denílson Cardoso, biólogo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

CARREGANDO :)

Para os ambientalistas, há uma afinidade natural entre esporte e ecologia. De acordo com José Vicente de Freitas, diretor adjunto da diretoria de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, a associação da prática esportiva à idéia de adoção de um modo de vida mais saudável configura um ótimo cenário para as ações de cunho ecológico. Para ele, a ligação entre esporte e temas ambientais estabelece um círculo virtuoso.

"As soluções ambientais estão diretamente ligadas a um componente importante da sociedade atual, que é a qualidade de vida, que, por sua vez, está estreitamente vinculada à prática esportiva, que gera mais saúde física e mental e mais cuidados com o bem-estar, como as ações ecologicamente corretas", explica.

Publicidade

Mas a grande virtude do flerte entre esporte e ecologia parece ser o alcance que as mensagens em favor do planeta podem ter. Segundo Cardoso, os esportes, principalmente os de massa, abrangem um público muito grande, inclusive com muitos formadores de opinião. "Daí a importância de associar essas mensagens à sua prática", destaca. (FM)