Confira a ficha de Alex Mineiro:
Nome completo: Alexander Pereira Cardoso
Data de nascimento: 15 de março de 1975 (34 anos)
Local de nascimento: Belo Horizonte-MG
Altura: 1,75m
Peso: 71 kg
Clubes: América-MG, Cruzeiro, Vitória-BA, União Barbarense-SP, Bahia, Atlético-PR, Tigres, Atlético-MG, Kashima Antlers, Palmeiras e Grêmio.
A novela parecia ter terminado de forma infeliz para a torcida do Atlético Paranaense, mas menos de 24 horas foram suficientes para mudar a situação de Alex Mineiro e o atacante virá para o Furacão na próxima semana. A informação foi confirmada à Gazeta do Povo pelo presidente do Conselho Administrativo do clube, Marcos Malucelli, no início da tarde deste sábado. O acordo foi fechado com o presidente do Grêmio, Duda Kroeff.
"Já aceitei tudo com o presidente e só ficou faltando nós conversarmos uns poucos detalhes e assinarmos o acordo. Com o Alex já está tudo ok, tratei diretamente com ele, mas a chegada ainda não está definida", declarou Malucelli, por telefone. Na sexta-feira, a diretoria gremista havia dito categoricamente que o atacante não sairia do clube, salvo algum time pagasse a multa rescisória de R$ 700 mil. A história mudou com uma reunião entre Alex Mineiro, o técnico Paulo Autuori e a cúpula gaúcha.
"O que mudou neste tempo é que o atleta se mostrava insatisfeito, tinha este interesse em sair e jogar no Atlético. Nós então entendemos isso e o jogador já está fora do grupo do Grêmio, em disponibilidade no mercado. Acertamos um valor para ele sair, menor do que a multa rescisória, e qualquer equipe que faça o pagamento ficará com ele", contou o diretor de futebol do Grêmio, Luiz Onofre Meira. O dirigente mostrou-se desconfortável com a insatisfação de Alex Mineiro e resolveu ceder.
Apesar do valor acertado entre Grêmio e Atlético para a transação não ter sido revelado oficialmente, comenta-se que estaria um pouco acima dos R$ 250 mil firmados previamente entre os dois clubes, há uma semana, e o time gaúcho agora estaria apto a aceitar o pagamento de forma parcelada. Este ponto foi o da discórdia e o que gerou a novela, segundo Meira.
"Tínhamos feito uma condição antes do jogo do Corinthians, de que o pagamento teria de ser rigorosamente à vista, mas o Atlético não cumpriu esta parte e o negócio tomou outros rumos. Mas o futebol é dinâmico...", completou o dirigente gaúcho. Marcos Malucelli negou esta informação e resumiu o caso. "Sempre estive tratando tudo diretamente com o presidente do Grêmio, isso ai não tem nada a ver", concluiu o mandatário rubro-negro.
Alex Mineiro segue em Porto Alegre e na segunda-feira os presidentes deverão se encontrar não se sabe ainda se será na capital gaúcha ou em Curitiba. Após esta assinatura do acordo é que o atacante será oficialmente anunciado e deverá chegar para sua terceira passagem pelo Furacão. Na primeira, em 2001 e 2002, ele atuou 92 vezes e marcou 38 gols. Na segunda, em 2007, apenas no Brasileirão ele marcou nove gols e 19 partidas.