Eles acabam sendo coadjuvantes depois que os triatletas profissionais entram em ação, mas são os 609 atletas amadores do 19.º Sesc Triathlon de Caiobá que levam a maior parte da alegria para a prova. Cada participante tem um motivo específico para competir e, para acompanhar essa "bravura", grupos de amigos e familiares se espalham pelas ruas em que eles passam correndo ou pedalando para dar aquele aplauso ou grito de incentivo.

CARREGANDO :)

Segundo organizadores do evento, cerca de 20 mil pessoas conferiram de perto a prova de ontem. "Quanto mais torcida, mais me motivo. Adoro quando gritam meu nome. Dá um gás, uma força", diz a universitária Gabriela Miró Ziliotto, 21 anos. "O importante é terminar", afirma a veterana Adelaide Antonelli, 58 anos, em sua quinta participação.

Nas 31 categorias amadoras, separadas de acordo com a idade, os atletas percorrem a metade do percurso de uma prova de elite – são 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida. A maioria dos primeiros colocados dos grupos conclui a prova em torno de 1h05. Participando da categoria Comerciário, Carolina Furriela Pereira foi a mulher que obteve o melhor tempo da prova: 1h07min33.

Publicidade

Já entre os homens, o líder geral foi Rafael França Scuissiato com 59min34, na categoria Speed 20 a 24 anos. "A natação neste ano estava mais difícil. Parecia que o mar estava contra. Isso prejudicou um pouco o meu tempo", comenta Scuissiato, participante pela sexta vez no triatlo de Caiobá. (JO)