Após abandonar a partida contra o russo Nikolay Davikenko, na estréia da Copa do Mundo de Xangai, Andre Agassi pediu que as autoridades que comandam o tênis mudem o calendário para 2006 diminuindo o número de torneios obrigatórios. O americano espera que assim os tenistas sofram menos com as lesões.
Agassi e outros quatro dos oito jogadores pré-classificados para a Copa do Mundo - o espanhol Rafael Nadal, o americano Andy Roddick, o russo Marat Safin e o australiano Lleyton Hewitt (que além da lesão não quis ir por causa do nascimento do primeiro filho) - abandonaram a competição por problemas físicos.
"Foi um ano muito ruim para os jogadores que não puderam estar prontos para jogar aqui. É um sinal de que as coisas precisam mudar para que os jogadores se sintam melhor e possam jogar um evento grande como este", disse Agassi.
Para o americano, as mudanças no calendário precisam acompanhar o tênis moderno jogado no circuito profissional atualmente. "A bola está mais rápida, os jogadores mais fortes e os movimentos muito mais violentos, o que significa mais lesões", completou.
Nadal, que nem entrou em quadra contra o argentino Gaston Gaudio, em decorrência de uma lesão no pé, apóia as declarações de Agassi. "Se os médicos me disserem que é 100% seguro jogar todos estes torneios, vou jogar. Se me falarem para jogar menos, vou jogar. O calendário é muito duro", afirmou.