• Carregando...
Camisas de Ronaldo postas à venda nesta tarde foram todas compradas | Reuters
Camisas de Ronaldo postas à venda nesta tarde foram todas compradas| Foto: Reuters

A carreira de vitórias e lesões do atacante Ronaldo

Conheça a carreira do atacante Ronaldo, que chegou a um acordo para jogar pelo Corinthians em 2009:

JOVEM SUCESSO

- Nascido no dia 22 de setembro de 1976 em um subúrbio do Rio de Janeiro, Ronaldo começou a carreira profissional no Cruzeiro em 1993, se transferindo para o PSV Eindhoven, da Holanda, na temporada seguinte.

Foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira aos 17 anos em 1994, e esteve no elenco que venceu a Copa do Mundo do mesmo ano.

- Marcou 42 gols em 46 partidas pelo PSV, ganhando a Copa da Holanda em 1996 e terminando o campeonato como artilheiro em 1995. Foi para o Barcelona em 1996 por um valor então recorde de 19,5 milhões de dólares.

- Marcou 34 vezes em sua única temporada no Barcelona, vencendo a Copa dos Campeões da Copa da Uefa, a Copa da Espanha e a Supercopa da Espanha.

- Sua transferência para a Inter de Milão em 1997 estabeleceu um novo recorde de 27,9 milhões de dólares. Conquistou a Copa da Uefa na equipe em sua primeira temporada.

CONVULSÃO NA COPA DO MUNDO

- Sofreu uma misteriosa convulsão horas antes da final da Copa do Mundo de 1998 na França, e, depois de ter sido escalado como reserva, começou jogando. Sua atuação foi fraca e o Brasil perdeu por 3 x 0 para a França.

- Casou-se com a modelo e jogadora de futebol Milene Domingues em dezembro de 1999. O casal teve um filho, Ronald, e se divorciou alguns anos depois. Em 2005, Ronaldo casou-se com a modelo Daniella Cicarelli, marcando a ocasião com uma comemoração em um castelo francês. O casal se separou meses depois.

- Passou quase dois anos se recuperando de uma cirurgia após uma lesão no joelho na final da Copa da Itália contra a Lazio em abril de 2000.

- Voltou de uma lesão para vencer e ser o artilheiro da Copa do Mundo de 2002.

- Em 2006, marcou seu 15o gol em uma Copa, se tornando o maior goleador da história do torneio.

MUDANÇA PARA O REAL MADRID

- O Real Madrid pagou mais de 43 milhões de euros (55,55 milhões de dólares) por Ronaldo em agosto de 2002 e ele ajudou a equipe espanhola a ganhar o título da liga em sua primeira temporada.

- Venceu a Copa Intercontinental de 2002, a Supercopa da Espanha em 2003 e terminou como o artilheiro da liga em 2004.

- Passou por uma nova cirurgia depois de uma frustrante Copa do Mundo de 2006 e não ganhou a confiança do novo técnico do Real, Fábio Capello.

- Voltou para a Itália em janeiro de 2007 contratado pelo Milan e sofreu uma nova lesão no joelho um ano depois, o que resultou em sua saída do clube.

- Além de Zinedine Zidane, ele é o único jogador a ter vencido o prêmio da Fifa de Melhor Jogador do Mundo três vezes (1996, 1997 e 2002). Ronaldo também levou o prêmio de Melhor Jogador da Europa duas vezes (1997 e 2002).

- Ele marcou 62 gols em 97 partidas pela seleção brasileira. (Reuters)

Após a conquista da Série B e o retorno à elite do futebol brasileiro em 2009, o Corinthians prepara um presente fenomenal de Natal para a Fiel: Ronaldo. O clube chegou a um acordo com o Fenômeno, que assinará contrato de um ano e deverá ser apresentado na sexta-feira. A confirmação do negócio foi feita pelo empresário do atacante, Fabiano Farah, nesta terça, e também por Andrés Sanches, presidente do Timão. "Estamos apalavrados, há um acordo verbal, que nos próximos dois dias será refletido em um contrato para Ronaldo ser considerado o quanto antes o mais novo contratado do Timão. O Corinthians está com pessoas muito sérias e determinadas no seu comando, e ficamos muito felizes com isso", disse Farah.

"Nós estamos apalavrados. Ele deve esta aqui no máximo até sexta-feira para fecharmos. O importante desta contratação é o Ronaldo mostrar para ele mesmo e para o mundo que ele pode voltar a jogar bem", afirmou.

Nesta terça, Fabiano e Ronaldo tomaram café da manhã com Andrés Sanches, presidente do Corinthians, e Luiz Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing, quando os detalhes foram concluídos. Mas as negociações já estavam sendo feitas há algumas semanas, com outras reuniões. O clube planeja ações de marketing para viabilizar a contratação.

Antônio Carlos, diretor técnico do Timão, também confirmou a negociação com o maior artilheiro das Copas do Mundo:

"Acertou. Só sei que acertou. Agora vamos discutir tempo e condições de contrato", afirmou.

O site oficial do Corinthians já vibra com um "2009 fenomenal". Em sua manchete, a página confirma a negociação com Ronaldo e diz que o clube confirmará nas próximas horas o dia da apresentação do Fenômeno. Namoro com Fla, sondagens da Europa

Torcedor declarado do Flamengo, Ronaldo manifestou algumas vezes o desejo de defender o Rubro-Negro. O craque chegou a treinar no clube da Gávea a partir de setembro para recuperar-se da cirurgia no joelho. O atacante não faz uma partida oficial desde fevereiro, quando sofreu a lesão pelo Milan.

Além do Flamengo, o Manchester City chegou a cogitar a contratação de Ronaldo. Com dinheiro de investidores árabes, o clube de Robinho planeja armar um grande time, e o nome do Fenômeno foi especulado, mas o técnico Mark Hughes vetou a contratação.

Sem clube desde o meio do ano, quando seu contrato com o Milan acabou, o atacante revelou também que foi procurado pelo Paris Saint-Germain. O único time que Ronaldo defendeu no Brasil foi o Cruzeiro, de onde saiu em 1994 para jogar no PSV, da Holanda.

Desde a operação, Ronaldo só entrou em campo para jogar em 17 de novembro, na partida beneficente que organiza com Zidane. O brasileiro ficou em campo somente 21 minutos.

Ronaldo e Corinthians: como tudo começou...

A princípio, o interesse do Corinthians na contratação de Ronaldo foi tratado como algo impossível no Parque São Jorge. Numa reunião para falar sobre a permanência de Morais, também empresariado por Fabiano Farah, o assunto Fenômeno surgiu na pauta. Usando da política de dirigente, o presidente Andrés Sanches usou o discurso padrão de que "todo grande jogador interessa".

Site do Corinthians já comemora '2009 fenomenal'

Logo a notícia tomou grandes proporções, já que seria a união de um dos times de maior torcida do Brasil com um ídolo nacional, de grande visibilidade internacional. De certa forma assustado com a repercussão e também para dar uma satisfação à torcida, Sanches soltou uma nota oficial dizendo que era "impossível".

Dias depois, contrariando o que havia declarado o mandatário do clube do Parque São Jorge, a direção de marketing apareceu dizendo que solicitara um estudo para viabilizar a contratação de Ronaldo. Sanches, por sua vez, manteve a postura e jogou a responsabilidade para Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing.

Desde então, ele vem trabalhando com sua equipe para conseguir recursos e projetos para que Ronaldo pudesse acertar. Nesse período, Joaquim Grava, consultor médico do Timão, examinou o atacante. E agora a nota oficial no site do Corinthians não tem mais a palavra impossível, mas sim "2009 Fenomenal".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]