Assista aos lances da partida
FICHA TÉCNICA: Confira os lances de Vasco x Atlético
CLASSIFICAÇÃO: Veja como ficaram os times após esta rodada da Série A
RESULTADOS: Confira os demais resultados desta rodada do Brasileirão
Próximos jogos do Furacão
09/11 Figueirense x Atlético16/11 Atlético x Vitória23/11 Botafogo x Atlético30/11 Náutico x Atlético07/12 Atlético x Flamengo
O Atlético Paranaense deixou escapar aos 42 minutos do segundo tempo a chance de fugir da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Depois de conseguir a virada na base da raça, com gols de Júlio dos Santos e Pedro Oldoni, o Furacão não soube segurar a pressão adversária e deixou o gramado do estádio São Januário, no Rio de Janeiro, com um empate em 2 a 2 com o Vasco. Walmir e Madson marcaram para o time carioca.
Com o resultado, o Atlético chegou aos 32 pontos e continua na 18ª colocação. O Vasco é o 19º com 31. Na próxima rodada o Furacão enfrenta o Sport, domingo (2), a partir das 17h, na Arena da Baixada. Já o Vasco tem o clássico contra o Fluminense, a partir das 19h30, também no domingo. O jogo interessa muito para o Atlético, já que todos estes times estão na luta para evitar a queda para a 2ª divisão.
Atlético soma ponto importante, mas segue em situação delicada
O ponto conquistado contra o Vasco não foi desprezado pelo técnico Geninho. "Um ponto fora, contra um adversário direto, é muito importante. A gente só lamenta porque tínhamos os três pontos na mão durante boa parte do jogo. Por isso, fica um sabor amargo com certeza".
Até a partida contra o Vasco, o Atlético havia conquistado apenas quatro, dos 45 pontos que disputou longe da Arena da Baixada. O pontinho que ganhou nesta quinta-feira melhorou a situação do Furacão nas projeções matemáticas para as próximas rodadas.
O número mágico defendido por alguns estatísticos para escapar da segunda divisão é 44 pontos. Agora, com 32 pontos, o Furacão terá que conquistar 12 dos 18 que estarão em disputa nas seis próximas rodadas. Serão três jogos em casa (Sport, Vitória e Flamengo) e mais três fora (Figueirense, Botafogo e Náutico). Figueirense e Náutico são times que também lutam para fugir do rebaixamento.
O jogo
O jogo foi marcado por muita correria e equilíbrio no primeiro tempo. As duas equipes criaram boas chances de abrir o marcador. Determinado, o Atlético partiu para cima e por muito pouco não tirou o primeiro zero do placar em duas oportunidades claras com Pedro Oldoni. Na primeira, ele cabeceou para fora, aos 14 minutos, e na segunda chutou à queima roupa para a defesa do goleiro Rafael.
Mesmo sofrendo pressão, o anfitrião foi quem comemorou. Edmundo deu um passe para Mateus, aos 27, cruzar para a área e Walmir, sem marcação, chutar para as redes de Galatto. Nos minutos finais do primeiro tempo, Gustavo dominou dentro da área vascaína após um rebote de escanteio e chutou para o gol. Pedro Oldoni desviou e Júlio dos Santos completou para as redes de Rafael, aos 44 minutos da primeira etapa.
Segundo tempo
Com o segundo tempo todo pela frente, o Atlético foi para cima. Na pressão o Furacão criou várias chances e aos 16 minutos conseguiu a virada. Pedro Oldoni roubou uma bola no meio de campo, avançou em velocidade pela direita e já dentro da área chutou forte. O goleiro vascaíno não segurou e o Furacão virou o jogo.
O Atlético criou grandes chances de ampliar, com Júlio César chutando na trave e Pedro Oldoni perdendo um gol incrível, em jogada semelhante àquela que decretou a virada atleticana. O Vasco, que já havia acertado uma bola no travessão com Jorge Luiz e quase marcou num lindo chute de Baiano (Galatto fez a defesa, se tornando um dos personagens do jogo), chegou ao empate aos 42. Madson aproveitou a bobeada da marcação, ajeitou de fora da área e chutou com precisão. O camisa 1 do Atlético foi na bola, mas não alcançou.
Após o jogo, alguns torcedores do Vasco tentaram invadir os vestiários da equipe da casa. Três foram detidos pela polícia após a confusão.