Numa análise da tabela de classificação do Campeonato Paranaense 2006 podemos explicar o bom desempenho dos times do interior do Paraná (incluindo o Rio Branco de Paranaguá). O três primeiros colocados do Grupo A (Rio Branco, Cianorte e Galo Maringá) e os cinco primeiros do Grupo B (Adap, Londrina, União Bandeirante, Paranavaí e Roma) são consideradas equipes pequenas em comparação com os times da capital - mas lideram a competição.
Até o momento foram marcados 114 gols em 40 jogos disputados, o que representa uma média de 2,85 gols por partida. Pelo Grupo A foram marcados 60 gols e no Grupo B, as redes balançaram por 54 vezes.
Melhores e piores
O melhor ataque da competição é do Atlético. Mesmo na 4.ª colocação do seu grupo, o Furacão já marcou 13 gols até a 5.ª rodada (média 2,6 gols por jogo). Em compensação, o rubronegro amarga a 3.ª pior defesa, com 9 gols sofridos. O curioso é que o sistema defensivo é praticamente o mesmo que foi considerado um dos melhores do Brasileirão 2005.
O segundo melhor ataque do campeonato é do Rio Branco. O time de Paranaguá é o líder do Grupo B e já marcou 12 gols no Estadual, um a menos que o Atlético. A única derrota do Rio Branco foi para o Cianorte, vice-líder do Grupo A com 10 pontos.
Já a melhor defesa da competição fica com o Adap, de Campo Mourão. O clube empresa está invicto e é líder absoluto do estadual com 13 pontos conquistados. Sem conhecer derrotas (4 vitórias e um empate), a defesa do time morãoense sofreu apenas três gols. O time acumula ainda o 3.º melhor ataque com 10 gols marcados.
Voltando ao ataque, o time que menos balançou as redes foi o Nacional, de Rolândia. O time marcou apenas três gols em cinco partidas. Em seguida, como 2.º pior ataque, vem o Coritiba. O alviverde é o penúltimo colocado do Grupo B e marcou apenas quatro vezes até agora. A defesa não sofreu muitos gols (apenas 5), mas na conta final o Coxa tem um saldo negativo de um gol.
A pior defesa do Campeonato Paranaense 2006 também fica com o Nacional. O time do interior do estado já sofreu 13 gols e é também o que tem o pior saldo de gols: 10 negativos.
O Paraná Clube mantém uma regularidade interessante. Em cinco jogos disputados, o Paraná venceu um, perdeu outro e empatou três. Marcou cinco gols e sofreu outros cinco e tem saldo zero.
Os dois times que subiram da Série Prata para a Série Ouro em 2005 seguem trajetórias diferentes. O Galo Maringá é o 3.º colocado do Grupo A, com 10 pontos conquistados. Porém, mesmo estando bem colocado o time maringaense é apenas eficiente, já que marcou apenas seis gols e sofreu quatro.
A situação do Toledo é bem diferente. Em último lugar no Grupo B, o time toledense só conquistou um ponto, resultado de um empate com o Coritiba logo na primeira rodada do Paranaense. O time já marcou seis gols, mesma quantidade que o Galo Maringá, mas tem a segunda pior defesa com 11 gols sofridos.
Artilheiros
O posto de artilheiro do Campeonato Paranaense 2006 é ocupado por três jogadores. Denis Marques (Atlético), Leandro (Iraty) e Ratinho (Rio Branco) marcaram quatro vezes. Em seguida Daniel Marques (Cianorte), Marcelo Régis (Galo Maringá) e Tiago (Paranavaí) marcaram três gols cada um.
Qual time da capital vai se classificar para a 2.ª fase?
Confira a classificãção completa
Veja os próximos jogos do Paranaense
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião