FICHA TÉCNICA: Confira os principais lances de Grêmio 4 x 1 Atlético
Doze minutos foram suficientes para o Grêmio fazer os três primeiros gols da goleada sobre o Atlético Paranaense por 4 a 1, neste domingo (5), no Estádio Olímpico em Porto Alegre. Todos os gols gremistas foram marcados por argentinos com Maxi Lopez fazendo os dois primeiros e Herrera os dois últimos, o segundo no final do jogo. Rafael Moura descontou para o rubro-negro.
A derrota, a primeira de Waldemar Lemos no comando, faz o Atlético voltar à zona de rebaixamento, estacionado nos oito pontos e momentaneamente na 18ª posição. O Grêmio foi aos 12 pontos e ocupa o 9º lugar, podendo perder uma posição para Corinthians ou Fluminense, que se enfrentam na quarta-feira (8) no complemento da rodada.
O Atlético voltará a campo no próximo domingo (12) contra o Internacional na Arena da Baixada às 16 horas. No mesmo horário, o Grêmio receberá o Corinthians no Olímpico.
Grêmio tem início avassalador
Com um Atlético desarrumado em campo, o Grêmio precisou de quatro minutos para abrir o placar e de mais oito para abrir consistente vantagem com três gols gritados com sotaque argentino.
No primeiro gol, Fábio Santos aproveitou buraco pelo lado esquerdo do ataque e cruzou rasteiro para Maxi Lopez abrir o placar. No segundo, aos 6 minutos, o mesmo Fábio Santos, pelo mesmo lado, aproveitou erro do zagueiro Antonio Carlos e cruzou alto para o ex-atacante do Barcelona fazer mais um. A terceira avalanche aconteceu pelo meio, aos 12 minutos, quando Herrera recebeu pelo meio, levou a melhor sobre Rhodolfo e bateu firme na saída de Vinícius.
Após os três gols, o Atlético começou a equilibrar as ações. Aos 21 minutos, Paulo Baier cobrou escanteio na cabeça de Rafael Moura. O He-Man cabeceou para fora. Na chance seguinte, no mesmo minuto, o camisa 9 não desperdiçou.. Marcio Azevedo chegou no fundo e rolou para trás. Marcinho bateu rasteiro e a bola encontrou Moura, que dominou e bateu para as redes.
Aos 25, o Furacão reclamou de pênalti em Marcio Azevedo nã omarcado pelo árbitro Rodrigo Nunes de Sá.O jogo passou a ser mais truncado no meio, com os dois times com dificuldades de chutar. Aos 40, Maxi Lopez recebeu passe rasteiro em cobrança de falta e chutou para fora. Dois minutos depois, Fábio Santos apareceu livre na área e arrematou para defesa de Vinícius.
Atlético aperta mas sofre mais um castigo no fim
No intervalo, Waldemar Lemos sacou Zé Antonio e colocou Wesley para o time atacar mais pela direita. O Furacão cresceu em campo e dominou as ações no segundo tempo, mas sem converter em gols. Para piorar para o time paranaense, o Grêmio conseguiu fazer mais um gol no final da partida.
A primeira grande jogada atleticana no primeiro tempo foi aos 2 minutos, com Wesley lançando Marcinho. O camisa 11 rolou para Marcio Azevedo bater e a bola desviar na zaga. Aos 6, Marcinho foi servido por Chico e bateu fraco para a defesa de Victor. No minuto seguinte, Marcinho entrou na área e bateu na direção de Paulo Baier. O goleiro Victor interceptou e evitou o segundo gol do Furacão.
As tentativas se seguiram sem serem incisivas. A defesa gremista bem postada propiciava bons contra-ataques, que não eram aproveitados pelos avantes. Aos 28, Rafael Moura recebeu cobrança de escanteio na entrada da área e bateu rasteiro para fora. A bola passou raspando a trave esquerda de Victor que estava vencido no lance. Três minutos depois, Wesley recebeu na pequena área e perdeu um gol com o chute dele sendo desviado pela defesa.
Aos 35 minutos, Maxi Lopez assustou o Atlético recebendo livre na área e batendo de perna esquerda para fora do gol. Aos 41 minutos não teve perdão. Cruzamento rasteiro para Herrera, que dominou no meio de três defensores e bateu para fechar o marcador. Era o castigo para quem não aproveitou as chances no jogo.