Três dos reforços apresentados pelo Coritiba nesta quarta-feira (22) passaram quase despercebidos da imprensa e dos torcedores em geral. Ofuscados pelas chegadas de Emerson, Eltinho e Davi além da renovação de contrato do volante Leo Gago Djair, Luccas Claro e Dudu. Principais destaques do time Sub-20 Alviverde no Brasileirão da categoria, eles ganham em 2011 a chance de começarem a trabalhar no time profissional.
O ano da base Coxa foi muito positivo. Além do bom desempenho no Brasileirão Sub-20, o time conquistou o inédito título da Taça BH de Juniores. Motivos de sobra para apostar nos jovens talentos. "Devemos incorporar em janeiro três atletas: Djair, Luccas Claro e Dudu. São atletas que, além de qualidade, conhecem a história do clube", disse Felipe Ximenes, superintendente de futebol do Coritiba.
O "veterano" dessa turma é o meia Dudu. No clube deste a categoria Sub-13, o jogador é a personificação desse profissional identificado com o clube citado por Ximenes. "Esses atletas estão fazendo um ciclo inteiro no clube e isso é muito difícil de acontecer. Nós tentamos manter a tradição de ter jogadores desde pequenos no clube e aproveitá-los no profissional", explicou Mario André Mazzuco, coordenador das Categorias de Base.
Com a chegada dos pratas-da-casa ao time principal, o elenco do Coritiba terá quase 45% do seu grupo formado no CT da Graciosa. "Do elenco que deve se apresentar em janeiro aproximadamente 42% de jogadores da base. Esperamos aumentar cada vez mais esse aproveitamento. Se pudéssemos escolher, teríamos 100%", disse Ximenes.
Subir para o profissional não significa que o jogador vai ser aproveitando imediatamente pelo técnico Marcelo Oliveira. O período de convivência com o time principal significa um aprendizado muito grande. "Lançar jogador de base não é só colocar para jogar, mas sim vivenciar a rotina do elenco profissional. Isso é extremamente importante.
Dudu comentou a chance que recebeu. "Isso é muito gratificante para mim. Receber essa notícia mostra que meu trabalho está sendo valorizado. Poder atuar no time profissional me deixa mais motivado ainda para 2011. O Coritiba me acolheu e o mínimo que eu posso fazer é me doar ao máximo", disse.
Na trave
Durante a coletiva desta quarta-feira o superintendente Coxa havia comentado sobre a possibilidade de em menos de 24 horas confirmar os outros dois reforços que o time tentava contratar. Não deu. "As coisas não aconteceram como esperávamos, mas estamos tranquilos. Semana que vem as coisas deve se acertar", disse Ximenes.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião