Um musical sobre a vida interessante mas trágica do herói do futebol da Irlanda do Norte George Best vai estrear em Belfast na sexta-feira (30), rendendo homenagem a um dos maiores ícones do esporte.

CARREGANDO :)

George Best, cujo talento e beleza de astro pop o elevaram ao auge da celebridade em Belfast nos anos 1960, sucumbiu em 2005 a anos de bebedeiras constantes, morrendo aos 59 anos de falência múltipla de órgãos.

Cinco anos mais tarde, milhares de fãs do falecido atacante do Manchester United, frequentemente descrito como o "Quinto Beatle", já reservaram ingressos para assistir ao musical "Dancing Shoes" em sua temporada inicial de duas semanas e meia na Grand Opera House de Belfast.

Publicidade

Aidan O'Neill, que faz o papel de Best no espetáculo, disse que Best foi mais do que apenas fonte de inspiração de jogadores de futebol. O musical relata a vida do jogador, desde sua adolescência despreocupada nas ruas de Belfast até seu final difícil e trágico em Londres.

"Sou fã incondicional de George Best. Ele foi uma inspiração para milhares de pessoas como eu em toda a Irlanda", disse O'Neill, que integra um elenco de nove atores, todos da Irlanda do Norte.

A produção ganhou uma carga dramática adicional em função da morte, no fim de semana, do melhor amigo de Best, o igualmente talentoso jogador de bilhar Alex Higgins, que nasceu em Belfast e também é retratado no musical.

Higgins também bebia muito e tinha temperamento explosivo, além de compartilhar o mesmo senso de humor de George Best, algo que o jogador de futebol exemplificou ao resumir sua vida turbulenta em uma frase memorável: "Gastei muito dinheiro com bebida, mulheres e carros velozes. O resto eu simplesmente joguei fora."

O novo musical é fruto de uma colaboração entre os músicos J.J. Giomour, da Escócia, e Pat Gribben, de Belfast, com os dramaturgos irlandeses Martin Lynch e Marie Jones.

Publicidade

Lynch, grande fã de George Best, disse que nenhuma peça anterior sua foi cercada de tamanho interesse.

"Todo o mundo está falando disso. Até motoristas de táxi estão interessados. Todos andam me pedindo ingressos", contou.

A viúva de George Best, Angie, e seu filho, Calum, devem estar presentes à estreia de gala do musical, cujos convidados vão incluir também o apresentador de talk show de TV britânico Michael Parkinson e os ex-jogadores da seleção da Irlanda do Norte Harry Gregg e Norman Whiteside.