Contrariando as expectativas, a BMW anunciou no último sábado em Munique, na Alemanha, que irá continuar participando do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). Entretanto, a montadora diminui a sua participação com apenas dois carros oficiais, um deles pilotado pelo curitibano Augusto Farfus Júnior. O próprio piloto, em entrevista à Gazeta do Povo, não demonstrava confiança em permanecer, porém a decisão faz parte do programa da equipe para 2010.
Depois de sair da Fórmula 1, a BMW seguirá investindo em competições de turismo. Além de correr o WTCC com Farfus e com o britânico Andy Priaulx, o time alemão tentará melhores resultados no American Le Mans Series (ALMS) com os pilotos Dirk Müller, Tommy Milner, Bill Auberlen e Joey Hand e correrá, pela primeira vez desde 2005, todas as principais provas de longa duração do planeta, as tradicionais "24 Horas". Farfus irá compor a equipe em algumas destas participações.
Durante a próxima temporada os alemães também pretendem manter a Fórmula BMW, uma das principais categorias-escola do automobilismo mundial, e competir em eventos do VLN Endurance Championship de Nürburgring e na europeia Le Mans Series (LMS). Já a participação do DTM, o campeonato de turismo alemão, foi estudada, porém não evoluiu, pelo menos a curto prazo.
"Nós vamos intensificar a nossa participação no Gran Turismo e nas demais categorias de turismo. Os nossos pilotos vão lutar por vitórias e títulos em 2010. Da minha parte fico satisfeito por poder oferecer um programa de esporte a motor logo no nosso primeiro ano fora da F-1. No geral, estamos bem posicionados para demonstrar a performance dos nossos carros ao mundo", comentou o diretor esportivo da BMW, Mario Theissen.
Com Farfus confirmado, Curitiba recebe a abertura do WTCC no dia 7 de março. Ainda neste fim de ano, o curitibano volta a sua cidade natal para passar as festividades com a família.
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