O Brasil 1 passou pelo portão de pontuação em Fernando de Noronha, às 9h56m desta segunda-feira, na terceira colocação da primeira perna da Regata Volta ao Mundo, entre Vigo (Espanha) e Cidade do Cabo (África do Sul). O resultado mantém o veleiro comandado por Torben Grael na segunda posição da classificação geral, com 5,5 pontos.
A liderança na etapa ainda é do Holanda 1, que vai a 4,5 pontos e fica em terceiro no geral - o barco chegou a Fernando de Noronha às 23h30m de domingo. Já o sueco Ericsson, que passou pelo arquipélago brasileiro em segundo lugar, às 9h30m desta segunda-feira, é o líder da competição, com 6,5 pontos. O Holanda 2 tem 3,5 pontos, na quarta posição geral e da etapa, após cruzar o portão às 10h15m.
Passando pela linha do Equador, as tripulações sofreram com os chamados "doldrums", marcados por um clima abafado e alternado com fortes temporais, embora com pouca calmaria. Diante deste cenário, Brasil 1, Suécia e Holanda 2 entraram em uma disputa acirrada pela segunda posição da regata. O barco da Austrália (sem pontos) e o da Espanha (com dois pontos), que ficaram parados em Portugal para reparos, ainda navegam em direção ao Equador. A embarcação dos EUA, com 2,5 pontos na colocação geral, continua ancorada em Portugal e não participará da primeira perna.
Os barcos agora rumam para a Cidade do Cabo, no sul do continente africano. Será uma viagem de cerca de 3.000 milhas náuticas (aproximadamente 5.400 km), distância que deve ser completada entre 8 e 12 dias. A Volvo Ocean Race terá oito meses e os competidores navegarão por 31.250 milhas náuticas, mais de 57 mil quilômetros.
A regata de volta ao mundo passa pela Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Wellington (Nova Zelândia), Rio de Janeiro (Brasil), Baltimore, Annapolis e Nova York (Estados Unidos), Portsmouth (Inglaterra), Roterdã (Holanda), com chegada prevista para 17 de junho em Gotemburgo (Suécia).
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo