A seleção brasileira feminina de vôlei conheceu na manhã deste domingo a sua primeira derrota na atual edição do Grand Prix. Vindo de duas vitórias nas primeiras partidas - sobre Taiwan e Japão - e somando 27 triunfos seguidos na competição, o Brasil perdeu para a Itália, justamente o último algoz do time de José Roberto Guimarães. Em São Carlos (SP), a equipe sucumbiu por 3 sets a 1 (25/22, 25/21, 18/25 e 25/19).
O revés em casa veio graças aos muitos erros cometidos pelo time brasileiro no jogo. Mesmo com a Itália desfalcada, sem algumas de suas principais jogadoras, a seleção foi dominada durante quase todo o confronto. Peças importantes como a levantadora Dani Lins e a ponteira Mari não estiveram bem, e o Brasil acabou cedendo 22 pontos em erros, contra apenas 12 das italianas.
Em 1h33 de partida, a equipe de Zé Roberto chegou a alternar bons momentos, mas só convenceu mesmo no terceiro set, quando tentou iniciar uma reação. Nas duas primeiras parciais, o treinador brasileiro foi obrigado a mexer constantemente no time. No entanto, a única a entrar realmente bom no jogo foi a oposta Natália.
Após dois sets equilibrados, Natália fez a diferença na terceira parcial e liderou o Brasil à vitória. A oposta ainda terminaria como maior pontuadora do time, com 21 acertos, à frente das centrais Thaísa, com 15, e Fabiana, com 12. Mas as brasileiras voltaram a errar muito no quarto set, o que acabou custando a derrota.
Agora, a seleção brasileira já se prepara para a próxima etapa do Grand Prix. Em Macau, na China, o Brasil medirá forças contra Holanda, República Dominicana e as donas da casa. O primeiro jogo será na próxima sexta-feira, contra as dominicanas.