O fundista brasileiro Marilson Gomes dos Santos conquistou o ouro nos 10 mil metros rasos com relativa facilidade na tarde desta quinta-feira (27) em Guadalajara. Soberano desde os quarto quilômetro da prova, ele chegou a dar uma volta na maioria dos competidores, fechando com o tempo de 29min00s64.
A prata ficou com o mexicano Juan Carlos Romero que marcou 29min41s. O também brasileiro Giovani dos Santos chegou a estar na segunda colocação, caiu para a terceira perto do fim e quase perdeu o bronze na chegada. Ele marcou 29min51s71, enquanto que o quarto colocado, o norte-americano James Maynard Strang III, fez 29min51s93.
O medalhista de ouro Marilson Gomes dos Santos é também um corredor de rua bastante consagrado. Ele é o atual campeão da Corrida de São Silvestre, prova de 15 km em que venceu também em 2003 e em 2005. Em distâncias maiores, ele tem dois títulos da Maratona de Nova York, considerada a mais importante do mundo, em 2006 e em 2008.
Aos 34 anos, ele conquistou a primeira medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos em sua carreira. Antes, ele tinha duas pratas nos 10 mil metros em Santo Domingo em 2003 e no Rio de Janeiro em 2007 e dois bronzes nos 5 mil metros nas mesmas edições. Além de ser o recordista sul-americano nas duas provas, ele é dono também da melhor marca sul-americana na meia-maratona.
- Conquistas de quarta-feira empolgam brasileiros para Londres 2012
- Canoagem brasileira é bronze no K4 1000 m masculino
- Diego Hypólito conquista ouro no solo e dedica vitória a amigo morto
- Marcelo Suartz conquista bronze no boliche individual
- Arthur Zanetti conquista prata nas argolas
- Vinculado à diversão no Brasil, boliche é levado a sério no Pan
- Equipe brasileira conquista medalha de prata no hipismo
- Jefferson Sabino fica com o bronze no salto triplo
- Musa brasileira, Ana Cláudia Lemos é ouro nos 200 metros rasos
- Tiago Camilo confirma favoritismo e fica com medalha de ouro
- Leandro Guilheiro supera trauma de 2007 com o ouro
- Fernando Reis leva ouro inédito no levantamento de peso
- Em 28 segundos, Mayra Aguiar consegue bronze com ippon
- Baixinha da categoria, Maria Portela leva o bronze com ippon