A seleção brasileira masculina de basquete lutou bastante, mas acabou perdendo para a Eslovênia por 80 a 77, nesta quarta-feira (1º) em Istambul, pela quarta rodada do Mundial da Turquia. O Brasil até que conseguiu uma reação empolgante no último quarto do jogo insuficiente, porém, para evitar o resultado negativo diante dos eslovenos.
Nem a estreia do ala/pivô Anderson Varejão, recuperado de contusão no tornozelo direito, evitou a segunda derrota brasileira no Mundial. Mesmo embalado pela grande atuação diante dos Estados Unidos, para quem perdeu na última segunda-feira, o Brasil não resistiu ao eficiente jogo da Eslovênia e caiu para o quarto lugar no Grupo B.
Agora, o Brasil enfrenta a Croácia nesta quinta-feira, novamente a partir das 15h30 (horário de Brasília), para definir a sua classificação para as oitavas de final do Mundial. E precisa da vitória para terminar em terceiro lugar na chave, o que evitaria um confronto com a Argentina, que deve ser a primeira colocada do Grupo A.
No jogo desta quarta-feira, o grande problema brasileiro aconteceu no segundo quarto, quando levou de 24 a 12. Depois disso, o Brasil lutou bastante para reagir, mas só teve sucesso no último período. Aí, comandada por Marcelinho Machado, a seleção chegou a ficar apenas dois pontos atrás da Eslovênia. Mesmo assim, perdeu.
No último quarto, quando o Brasil venceu por 26 a 13, Marcelinho Machado foi o destaque. Ele conseguiu boas roubadas de bola e acertou quatro arremessos de três pontos, terminando o jogo com 20 pontos. Foi o cestinha da partida, ao lado do esloveno Lakovic, que também fez 20 pontos. Mas nada disso evitou a derrota brasileira.
RODADA - Em outros jogos disputados no encerramento da rodada desta quarta-feira, a Turquia manteve o aproveitamento 100% no Mundial, ao derrotar Porto Rico por 79 a 77. Os destaques da vitória foram dois jogadores da NBA: Turkoglu, com 16 pontos, e Ilyasova, com 13 pontos e 13 rebotes. Assim, a seleção turca ocupa a liderança isolada do Grupo C.
Outra invicta é a Lituânia, que derrotou a França por 69 a 55, também nesta quarta-feira, com 19 pontos de Maciulis e outros 15 de Kleiza. Agora, os lituanos lideram o Grupo D, enquanto os franceses, após perderem o primeiro jogo no campeonato, estão em segundo lugar.
Para fechar o dia, a Argentina ganhou da Jordânia por 88 a 79 e manteve a invencibilidade, sozinha na liderança do Grupo B do Mundial. Destaque mais uma vez para o pivô Luis Scola, que somou 30 pontos e 13 rebotes para os argentinos. Delfino também ajudou com 18 pontos.