FICHA TÉCNICA: Confira os detalhes e lances de Brasil x Colômbia
Classificação
1 - Paraguai: 23 pontos2 - Brasil: 173 - Argentina: 164 - Chile: 165 - Uruguai: 136 - Equador: 127 - Colômbia: 118 - Venezuela: 109 - Bolívia: 910 - Peru: 7
Próximos jogos
Domingo (29/03/2009)
Argentina x Venezuela Colômbia x Bolívia Equador x Brasil Peru x Chile Uruguai x Paraguai
Quarta-feira (01/04/2009)
Equador x Paraguai Brasil x Peru Venezuela x Colômbia Chile x Uruguai Bolívia x Argentina
Pela terceira vez seguida, a seleção brasileira não conseguiu uma vitória atuando no Brasil. Nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro, os comandados de Dunga empataram em 0 a 0 com a Colômbia, no estádio Maracanã, e decepcionaram a maioria dos 46.210 pagantes que acompanharam o jogo e vaiaram o desempenho do time ao final da partida. Foi o terceiro 0 a 0 seguido da seleção em seus domínios (antes empatou com a Argentina e a Bolívia).
Apesar do resultado, o Brasil chegou aos 17 pontos e se isolou na vice-liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2010. A Colômbia está na 7ª colocação com 11 pontos. O líder continua sendo o Paraguai, que com a vitória sobre o Peru, chegou aos 23 e se distanciou dos adversários.
A seleção brasileira só volta a disputar um jogo pelas Eliminatórias em março de 2009. Na próxima rodada do returno da competição, o Brasil joga fora de casa contra o Equador, dia 28 ou 29 daquele mês. Pouco depois, dia 1º de abril, a seleção recebe o Peru.
O Jogo
Desde o início do primeiro tempo a seleção da Colômbia esteve mais perto de abrir o marcador que o time brasileiro. Sofrendo com a lentidão nas saídas de bola, o Brasil perdeu boas chances de contra-ataque ao tentar fazer a ligação direta entre a zaga e o ataque. Para piorar, o time da casa teve uma marcação deficiente que não conseguiu frear o ímpeto colombiano.
Nos primeiros 20 minutos de jogo só deu Colômbia. As jogadas não eram muito perigosas, mas a presença dos visitantes no campo de defesa brasileiro era constante. Na mais perigosa das pontadas colombianas até então, Guarin deu um lindo passe para Toja, que ia dominando na pequena área quando Maicon apareceu para tirar o perigo aos 12 minutos de jogo.
Aos 26 minutos a Colômbia chegou com perigo mais uma vez após a falha de Júlio César, que tentou a defesa e deixou a bola escapar. Renteria chutou à queima-roupa e o goleiro brasileiro defendeu no susto. O Brasil respondeu em grande estilo. Elano fez um excelente cruzamento para Juan subir sozinho e cabecear no chão, obrigando o goleiro Júlio a fazer grande defesa.
O Brasil se destacava nos lançamentos precisos de Elano, mas sofria com o "sumiço" de jogadores como Kléber e Gilberto Silva. Além disso, a seleção teve que administrar a falta de objetividade de Robinho, que precisou cobrir o lado esquerdo da equipe, já que Kléber não estava bem.
Dos 30 minutos em diante o Brasil melhorou um pouco, mas a torcida começou a ficar impaciente. As duas chances reais de gol para a seleção canarinho saíram dos pés de Elano, que em dois lançamentos colocou Robinho e Juan na cara do gol. Na primeira o atacante chutou rasteiro e Julio fez a defesa. Na segunda o zagueiro ajeitou de cabeça para Jô chutar nas redes do adversário, mas pelo lado de fora.
Segundo tempo sem mudanças de atitude
Para os 45 minutos finais, o time do Brasil voltou sem modificações. Os jogadores receberam conselhos do treinador Dunga nos vestiários, embora eles mesmos soubessem os problemas do time. "A gente tem que jogar mais rápido. Soltar mais a bola. Estamos segurando demais e deixando que eles voltem com tranqüilidade", disse o meia Kaká.
A esperada mudança de atitude dos jogadores brasileiros não aconteceu. O time seguiu errando passes e abusando da lentidão nas saídas de bola. Carente de um fato novo, a torcida viu na movimentação dos reservas brasileiros a esperança de uma vitória. Mas Dunga resolveu tirar o meia Elano, autor das principais jogadas da equipe, para promover a entrada de Mancini. Não resolveu.
Aos 16 minutos, nova mudança. O atacante Robinho sentiu uma lesão e pediu para sair. Alexandre Pato foi chamado para o jogo e em seu primeiro lance quase abriu o marcador após cruzamento de Jô. A bola foi desviada e passou à esquerda do goleiro Júlio. A jogada poderia ter despertado o time e a torcida, mas isso não aconteceu. Tanto que a partir dos 25 minutos as triangulações e trocas de passes da Colômbia eram acompanhadas por gritos de "olé" da torcida brasileira.
O jogo seguiu sem grandes jogadas de perigo. A Colômbia criava mais chances que o Brasil, mas não conseguiu convertê-las em gols. Bagunçada em campo, a seleção do técnico Dunga não se encontrou e acabou amargando o empate no Maracanã.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião