Com uma atuação tranqüila, o Brasil não encontrou dificuldades para vencer o Canadá por 82 a 41 (47 a 24 no primeiro tempo) nesta segunda-feira, no encerramento das oitavas-de-final do Mundial Feminino de Basquete. Com este resultado e a vitória da Espanha sobre a Lituânia por 75 a 55, a seleção brasileira garantiu a classificação para as quartas-de-final da competição, escapando do confronto com as americanas nessa fase.
A seleção aguarda agora a partida entre Austrália e Argentina para saber qual sua colocação final no Grupo E. Na próxima fase, o Brasil enfrenta um adversário do grupo F, que pode ser República Tcheca, França ou Rússia, dependendo dos resultados dos jogos desta segunda-feira.
Janeth dá susto, mas joga na quarta-feira
O Brasil começou o primeiro quarto dominando o time canadense. Com um bom aproveitamento ofensivo de Janeth e Iziane, e sem encontrar resistência para Alessandra no garrafão, a equipe brasileira não encontrou dificuldades para abrir uma confortável vantagem no placar, fechando o quarto em 24 a 13.
No segundo quarto, o Brasil passou a testar novas formas de jogo, utilizando a marcação individual e dando ritmo de jogo a algumas reservas, como Érika e Adrianinha. Mesmo assim, a equipe brasileira não perdeu o ritmo de jogo, e seguiu abrindo vantagem no marcador. No fim do período, vencido pelo Brasil por 23 a 11, a vantagem brasileira já era de 23 pontos: 47 a 24.
No terceiro quarto, um susto: a ala Janeth caiu de mau jeito e teve de ser retirada de quadra pela equipe médica brasileira, sendo substituída por Micaela. O médico Carlos Eduardo Marques tranqüilizou a torcida. Segundo ele, houve um leve entorse no tornozelo esquerdo, que será tratado por dois dias intensivamente, já que a equipe não joga nesta terça-feira.
Em quadra, o Brasil não sentiu falta da sua capitã. Com Micaela em seu lugar, e distribuindo bem as jogadas de ataque, o time manteve uma grande vantagem no marcador, não dando nenhuma chance de reação às canadenses, que erravam demais seus arremessos. No fim do período, vitória das donas da casa por 17 a 8, fazendo 64 a 32.
O último quarto foi semelhante aos anteriores. O treinador brasileiro aproveitou para pôr em quadra todas as jogadoras, dando ritmo de jogo e, ao mesmo tempo, poupando as veteranas para as fases mais importantes. Com tranqüilidade, o Brasil venceu o último período por 18 a 9, fechando a partida em 82 a 41.
BRASIL 82 X 41 CANADÁGinásio: Ibirapuera, em São Paulo (SP)Árbitros: Ivo Dolinek (TCH), Vaughan Mayberry (AUS) e Ling Peng (CHN).
BRASILHelen (10 pontos), Janeth (10), Iziane (17), Êga (6) e Alessandra (8). Entraram: Adrianinha (9), Karen (2), Micaela (6), Sílvia (0), Érika (4), Cíntia (6) e Kelly (4).Técnico: Antônio Carlos Barbosa.
CANADÁKleindienst (0 pontos), Smith (9), Johnson (2), Aubry (5) e Sutton-Brown (14). Entraram: Townsend (0), Kelsey (2), Grenier (3), Crooks (0), Watson (2), Brown (4) e Riebesehl (0).Técnica: Allison McNeil.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast