Emoção até o último minuto. O Brasileirão 2005 foi um campeonato em que quase tudo ficou para ser decidido na última rodada: o campeão, a última vaga para a Libertadores e o último rebaixado para a segunda divisão. Veja quem ganhou e quem perdeu.
O Campeão
O Corinthians já era o virtual campeão brasileiro quando entrou no Serra Dourada para enfrentar o Goiás. Só perderia o título caso fosse goleado e se o Internacional vencesse o Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba, também por goleada. No final, confirmou o tetracampeonato, mesmo perdendo para o Goiás por 3 a 2, pois o Inter perdeu para o Coritiba, por 1 a 0. Terminou a competição com 81 pontos, contra 78 dos gaúchos.
Iniciou o ano com a polêmica parceria com a MSI, suspeitas sobre a origem do dinheiro do investidor internacional. Suspeitas técnicas com a chegada de uma leva de argentinos, entre jogadores (Tevez, Mascherano e Sebá) e um técnico (Passarela). Destes apenas Tevez se salvou na temporada e, mais que isso, tornou-se ídolo da exigente torcida do Timão e o artilheiro da equipe no Brasileirão, com 20 gols.
Também enfrentou a polêmica do escândalo da arbitragem e da decisão do STJD de se refazer os jogos apitados pelo árbitro Edilson Pereira. Com os novos jogos refeitos, passou a ter quatro pontos a mais do que antes, o que causou protestos do Internacional, que seria o líder caso se mantivessem os resultados anteriores. A disputa jurídica sobre a validade dos pontos dos jogos disputados novamente ainda continua pelos tribunais.
Polêmica pouca é bobagem. Faltando três rodadas para o fim, enfrentou o vice-líder Internacional em São Paulo. Um erro da arbitragem foi decisivo para o resultado de empate em 1 a 1. O árbitro Márcio Rezende de Freitas não deu um pênalti claro para o Inter e ainda expulsou, no mesmo lance, o jogador Tinga, do Inter.
A Libertadores
A última vaga para a Libertadores também foi decidida na última rodada. Mais que isso, em uma partida que reunia os dois pretendentes à vaga: Palmeiras e Fluminense, em São Paulo. A partida foi cheia de alternativas e acabou em 3 a 2 para o Palmeiras, que assim conquistou a presença na competição internacional, pelo menos na fase de acesso a ela.
Estão na Libertadores Corinthians, Internacional, Goiás e Palmeiras, além de São Paulo, que é o atual campeão da edição 2005.
Sul-Americana
O São Paulo garantiu a última vaga para a Sul-Americana, ao vencer o Atlético por 3 a 1. A outra vaga em aberto ficou com o Botafogo que venceu o Fortaleza e se classificou. Fluminense, Atlético, Paraná, Cruzeiro, Botafogo, Santos e São Paulo são os classificados para a Sul-Americana de 2006.
Rebaixamento
O último clube rebaixado, o Coritiba, terminou a última rodada vencendo o vice-líder Internacional por 1 a 0, em Curitiba. Não adiantou nada, porque para se safar, o Coxa, além de vencer, precisava de uma derrota ou do São Caetano ou da Ponte Preta. O primeiro venceu o Cruzeiro por 3 a 1, no Mineirão, e a Ponte Preta venceu o Brasiliense pelo mesmo placar.
Estão rebaixados Brasiliense, Paysandu, Atlético Mineiro e Coritiba.
Para o ano que vem, subiram da segunda divisão Grêmio e Santa Cruz e o campeonato será disputado por apenas 20 clubes.
Os paranaenses
Enquanto os torcedores do Coritiba choram o rebaixamento do clube para a segunda divisão, os rivais do Atlético e do Paraná Clube comemoram a classificação para a Copa Sul-Americana. O Rubro-Negro foi o melhor classificado do estado, terminando o Brasileirão em sexto lugar, com os mesmos pontos do Paraná Clube, que ficou em sétimo por ter uma vitória a menos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”