O Canadá conquistou, neste domingo, a última medalha de ouro distribuída no Pan de Guadalajara. No rúgbi sevens, a seleção canadense superou o favoritismo da Argentina, venceu por 26 a 24 na decisão, e ouviu o hino do Canadá ser o primeiro a ser tocado na modalidade que estreia no programa pan-americano.
A modalidade disputada em Guadalajara tem diversas diferenças em relação ao esporte jogado na Copa do Mundo de Rúgbi - encerrada há uma semana na Nova Zelândia - e é o mesmo que será disputado nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, quando estreará no programa olímpico. O rúgbi sevens é jogado por apenas sete titulares em cada equipe (são 15 no rúgbi), e em dois tempos de sete minutos (são dois de 40 no rúgbi). Por isso, um campeonato pode ser todo ele jogado em um final de semana, como foi no México. A Copa do Mundo deste ano durou 45 dias.
Sempre melhor seleção do continente no Circuito Mundial de Rúgbi Sevens (a próxima temporada terá nove etapas, em nove países, e começa em novembro), a Argentina, atual vice-campeã mundial, acabou surpreendida pelo Canadá, terceira força do continente. John Moonlight e Conor Trainor anotaram dois tries cada para os campeões - o lance, em que o atleta leva a bola além da linha de fundo, vale seis pontos. Os EUA, derrotados pelos canadense na semifinal, superaram o Uruguai para ficarem com o bronze na modalidade.
O Canadá perdeu uma posição no quadro geral de medalhas em relação ao Pan do Rio, em 2007. O país ganhou apenas 30 ouros em Guadalajara, nove a menos do que havia conseguido há quatro anos. Assim, terminou a competição em quinto, atrás de EUA, Cuba Brasil e México. Os canadenses, porém, usaram o Pan como experiência em modalidades onde são fortes, como natação e atletismo. Praticamente apenas com atletas juvenis, teve um total de dois ouros e oito medalhas na soma destes dois esportes.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista