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A principal discussão da pré-temporada da Fórmula 1 foi o uso de carros "clonados" de outras equipes. Tudo porque a STR e a Super Aguri estariam usando, supostamente, carros da RBR e da Honda, respectivamente. No regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), isto é proibido.

Prática comum no início da Fórmula 1, a compra de carros pelas equipes foi proibida no fim da década de 70. Desde então, os times passaram a ter a obrigação de possuir a propriedade intelectual do projeto, ou seja, desenvolver seus próprios chassis. Para a temporada 2008, esta prática foi abolida, em nome da diminuição dos custos. Mas neste ano, a questão desperta polêmicas.

A Williams e a Spyker, virtuais prejudicadas pela prática, resolveram protestar. Mas a STR e a Super Aguri não deram bola. Usando uma brecha no regulamento, as equipes teriam passado a usar os carros da RBR deste ano (com mudanças na traseira para acomodar o motor Ferrari) e o da Honda do ano passado. Mas isto não foi provado e os times deverão alinhar sem problemas no GP da Austrália, no dia 18 de março.

- Respeito a opinião dos outros donos de equipe, mas na minha visão nosso carro é legal e cumpre todas as exigências da FIA. Ele foi desenhado pelo departamento de tecnologia conjunto da RBR e da STR e o chassi foi construído na Áustria. Isso não quer dizer que os carros sejam os mesmos – afirma Gerhard Berger, chefe de equipe da STR.

- Não há nada mais o que dizer sobre este assunto. Nós temos que ver o carro da Super Aguri, mas o da STR é igual ao da RBR – afirma Colin Kolles, chefe de equipe da Spyker.

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