O 40 carros que formam o grid da Stock Car V8 têm uma novidade a partir da etapa de Curitiba. Um defletor de aproximadamente 5 cm de altura está sobre o teto dos carros desde os primeiros treinos, na sexta-feira. A utilização do novo aparato aerodinâmico cria um maior espaço de vácuo entre dois carros, facilitando as ultrapassagens.
O dispositivo é utilizada na Nascar e foi sugerida pelo piloto Cristian Fitipaldi, que atuou em algumas provas da categoria norte-americana em 2004.
"O objetivo é trabalhar para fornecer o melhor espetáculo aos torcedores. Quando recebi a sugestão, fiz uma reunião com os pilotos. Na verdade, ainda não temos certeza se isto proporcionará o efeito desejado. Porém, houve consenso de que a única maneira de sabermos seria experimentarmos numa competição", disse Carlos Col, promotor da Stock.
Depois do primeiro contato dos pilotos com o aparato, as opiniões se dividiram. Nem todos gostaram da novidade. "Reduziu muito pouco a velocidade. Tenho a impressão de que anulou um pouco a eficiência da asa. Por isso coloquei um pouco mais de efeito nesse ponto. Estamos buscando uma solução para termos mais ultrapassagens, vamos vê-lo agora na corrida", disse Ereneu Boettger, dono da equipe Boettger/Neo Química.
Programação
Hoje
9h50 - 5.ª etapa da Stock Car Light
11h - 7.ª etapa da TC 2000
13h05 - 5ª etapa da Stock Car V8
Ingressos - R$ 15
Postos de venda bilheteria do autódromo e nos postos de venda disponíveis no site www.stockcar.com.br. (RL)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”