Ir ao Nordeste do Brasil nos últimos dois anos não vem sendo uma boa experiência para o Paraná Clube. No próximo sábado, às 21h, o Tricolor terá uma nova oportunidade de melhorar este retrospecto em uma verdadeira decisão contra o ABC, no Frasqueirão. O Alvinegro potiguar luta para não cair, enquanto os paranistas só podem seguir sonhando com o complicado acesso se somarem os três pontos.
Nesta Série B do Brasileirão o Paraná foi cinco vezes ao Nordeste e teve um aproveitamento de 26,67%. Foram três derrotas (Bahia, América-RN e Fortaleza), um empate (Campinense) e uma única vitória (sobre o Ceará). Nesta última o comandante já era o técnico Roberto Cavalo. Com ele o Tricolor está invicto longe da Vila Capanema e tem é 83,33% de aproveitamento, e é neste retrospecto que todos apostam para vencer o "fantasma" nordestino e manter a faísca da Série A acessa.
"Queremos terminar o campeonato da melhor maneira possível. Ainda temos chance de subir, então não podemos desistir de forma alguma. Temos seis partidas também para deixar uma boa impressão e pensar no futuro, nos valorizarmos. Para os jogadores pode valer uma boa negociação ou uma renovação com o Paraná, e para mim pode significar seguir aqui em 2010", disse Roberto Cavalo nesta segunda-feira.
O adversário deste sábado não costuma facilitar para o Paraná. No primeiro turno, os potiguares venceram por 3 a 1 na Vila Capanema. No ano passado, no Frasqueirão, 1 a 0 para o ABC. Em 2008 o retrospecto paranista foi ainda pior, com um aproveitamento de apenas 11,11% (dois empates e quatro derrotas) em jogos no Nordeste brasileiro. O momento é propício e necessário para os triolores exorcizarem este fantasma.
Sem Luiz Henriques e Gabriel, Cavalo deve lançar mão do elenco
Na vitória sobre o São Caetano, Roberto Cavalo perdeu o zagueiro Luis Henrique e o volante Luiz Henrique Camargo, ambos pelo terceiro cartão amarelo, e agora terá de buscar no elenco paranista os substitutos. Na defesa o treinador optaria por Gabriel, mas o zagueiro pegou dois jogos na sexta-feira, em julgamento no STJD, e cumpre o segundo jogo de punição nesta rodada. Assim quem deve entrar no setor é Élton.
Já no meio-campo Adoniran deve retomar a titularidade. A lateral-direita deverá ter Murilo confirmado, apesar do jogador ter tido uma entorse no tornozelo esquerdo e ter preocupado a comissão técnica. Todavia, os exames não constataram nenhuma lesão grave e o camisa 2 deve treinar no coletivo de quarta ou quinta-feira. Se ele for vetado, Alex é a opção de Cavalo. Nas demais posições, a equipe deverá ser mantida sem modificações.
Embora estejam compondo os treinamentos coletivos, os atacantes Clênio e Bebeto não devem participar de nenhuma partida até o fim da Série B. Já o meia Elvis já está trabalhando fisicamente, porém tem poucas chances de viajar para Natal.
Deixe sua opinião