A Confederação Brasileira de Basquete anunciou nesta terça-feira (27) a criação da Super Copa Brasil, que dará duas vagas para o NBB. A decisão foi tomada durante uma reunião do Conselho Consultivo da CBB, na segunda-feira, no Rio de Janeiro. Também foram criadas as Copas Brasil Regionais, além dos campeonatos brasileiros masculino e feminino na categoria sub-19.
As Copas Brasil e Super Copa Brasil serão disputadas entre os meses de outubro deste ano e abril de 2011. A Super Copa contará com oito equipes das cinco regiões, classificadas em suas respectivas regionais da seguinte forma: Sudeste (3), Sul (2), Norte (1), Nordeste (1) e Centro-Oeste (1).
Os campeonatos regionais serão organizados pelas federações participantes, com o apoio da CBB e estão abertos a todos os clubes interessados, que devem se inscrever em seus estados. Só poderão participar equipes que não jogam o NBB e será permitida a presença de dois estrangeiros no elenco.
A forma de disputa da Super Copa ainda será discutida com os clubes. A equipe que vencer a Super Copa garante vaga para uma competição sul-americana. O campeão e o vice podem se classificar para a disputa do NBB de 2011/2012, caso preencham os critérios da LNB (Liga Nacional de Basquete).
"As Copas e a Super Copa darão a todos os clubes interessados a possibilidade de disputar uma competição de nível nacional. Isso é uma forma de desenvolver o basquete nas cinco regiões brasileiras e dar mais visibilidade à modalidade em todo o país," explicou o presidente da CBB, Carlos Nunes.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião